Análise – Epic Encounters: Barrow of the Corpse Crawler

- Publicidade -

Com este módulo da saga Epic Encounters, não restam dúvidas do quão exímia é a Steamforged na arte de criar mini-figures.

Epic Encounters: Barrow of the Corpse Crawler

Barrow of the Corpse Crawler é um dos 16 módulos da saga Epic Encounters que pode ser aplicado a qualquer RPG de 5ª edição e, ainda que tenha ligação com o módulo Hive of the Ghoul-kin, pode ser usado de forma independente.

Apesar de a caixa ser grande, não se deve ao facto de trazer muito conteúdo, mas, sim, conteúdo de grandes dimensões. Com isto refiro-me à única mini-figura que lá vem dentro, cuja fisionomia se assemelha em muito à purple worm de Dungeons & Dragons – até em tamanho, que é gigantesco (“gargantuan”). Esta mini (que de mini tem pouco) não só cumpre com as expectativas, como as supera. Entre Dungeons & Dragons e Horizon Zero Dawn, tenho uma dezena de minis de tamanho gigantesco e tenho a dizer que esta é das mais arrebatadoras e temíveis que já vi ao vivo. Sem dúvida que nenhum jogador vai ficar indiferente ao vê-la aparecer em terreno de jogo, muito menos se não estiverem à espera disso.

Ainda nos conteúdos da caixa, não há mais mini-figuras, mas há 12 tokens de Ghoul-Reaver’s que vão ser úteis caso não tenham o módulo que referi acima. Podem contar com um mapa A2 de dupla face, em papel plastificado – que garante uma maior durabilidade e proteção contra eventuais ameaças compostas por bebidas ou snacks, nas vossas sessões. Ainda que o mapa inclua duas faces, elas são bastante semelhantes, sendo que representam o mesmo espaço, mas têm orientações diferentes (vão só usar uma delas). Apesar de ser uma sala relativamente simples, tem alguns elementos que geram curiosidade e intriga.

Por fim, podem também contar com o livro de aventura, que, apesar de parecer pequeno, é bastante completo e organizado. Dividido por tópicos e organizado de forma lógica, eis o que podem esperar:

> Uma pequena introdução que deixa qualquer Mestre de Jogo descansado, por mais inexperiente que seja;
> Uma explicação dos 3 graus de dificuldade, mediante os níveis dos jogadores do grupo (low: 1-4, middle: 5-10, higher: 10+);
> Uma vista geral sobre a aventura, com informações sucintas sobre corpse crawler;
> Um contexto mais específico sobre vários acontecimentos que podem resultar no início deste encontro, para vos facilitar a vida caso não saibam como a começar;
> Alguns pontos chave para vos ajudar a dar robustez à aventura através da utilidade que podem dar ao espaço que irá rodear os jogadores, através de uma série de acontecimentos inesperados;
> Fichas de características, dados e comportamentos de todos os tipos de Ghoul contidos neste módulo.

Tão importante como o conteúdo da caixa é o que vão precisar para conjugar com o conteúdo deste Epic Encounters. Falo de sets de dados poliédricos, fichas de personagem e um livro de regras. Caso já tenham jogado RPG antes, nada disto será problema. Caso estejam a começar e caso não queiram ter muito trabalho, nem gastar muito (para além do que vão investir ao comprar este módulo), podem encontrar as regras e até fichas pré-feitas na Internet. Já os dados irão requerer investimento, mas não se preocupem que há opções em conta. Na Amazon podem encontrar até 6 conjuntos com os 7 dados fundamentais a preços a rondar os 14-15€, o que significa que, caso sejam 6, fica 2.5€ a cada elemento do grupo.

Epic Encounters: Barrow of the Corpse Crawler

No que toca à experiência com este encounter, foi algo estranha. Primeiro porque, apesar de estarmos a nível 7, que já corresponde ao nível médio, éramos só 3 e nenhum de nós tinha vida, armadura ou constituição para defrontar o Corpse Crawler de igual para igual para além do nível de dificuldade mais baixo. Foi inglório, mas deu para perceber o quão imponente é esta besta. Eu participei neste encontro enquanto jogador na pele de um Ranger e ter ficado em constante estado de medo desde o início debilitou-me em alguns momentos ao reduzir as minhas chances de sacar um critical hit de 1/20 para 1/400 (0,25%, portanto) e em ter reduzido em demasiado a minha eficácia no geral. Ao meu lado estava um sorcerer cuja magia era imprevisível neste encontro e uma artífice que, a certa altura, foi engolida e ficou dentro da corpse crawler até esta ser derrotada. Portanto, foi sensato ter escolhido o tier mais baixo.

Depois de ler o livro e ter explorado o poderio e leque de ações da corpse crawler para os níveis de dificuldade mais elevados, acabei com a certeza que este Epic Encounters é, de facto, épico ao ponto de incluir legendary actions por parte da besta. Em todo o caso, não pude deixar de notar qu,e para os níveis mais elevados, são necessárias outros tipos de Ghouls, cujos tokens não são fornecidos. Dá sempre para contornar e deixar algum tipo de marca nos tokens que distinga os Ghouls que vão aparecendo ao longo do encounter, mas ainda assim é chato.

O livro de aventura pode, por vezes, parecer demais e algo confuso em algumas partes, mas bem estudado e com algum critério, é possível espremer dele bom conteúdo para este encontro. Ainda que não tenha sido eu o Dungeon Master, não posso deixar passar sem dizer que a experiência foi muito positiva e, mesmo sabendo que este encontro se faz bem em 4-5 horas (máximo) – para o bem ou para o mal -, é deveras intenso e excitante. Sinceramente, acho que derrotar uma besta gigantesca “fecha o negócio”, isto é, só a partir deste encontro é que comecei realmente a sentir o quão incrível pode ser o universo de roleplaying. E não há dúvidas que este encontro pode ser reutilizado mais do que uma vez em diferentes contextos, o que é uma grande mais valia.

Para concluir e em tom de apreciação geral, vou listar o que acho fundamental terem em conta antes de decidirem comprar este módulo. Isto porque não quero que alguma má interpretação vos faça sentirem-se enganados ou insatisfeitos.

1. Isto não é um jogo de tabuleiro normal que possam simplesmente comprar, abrir e começar a jogar. Precisam de algum contexto sobre roleplaying games ou, caso não o tenham, estarem mesmo empenhados em levar isto avante.

2. Ainda que possam começar uma aventura ou campanha com o conteúdo desta caixa, isto não é, de todo, um starter set ou essentials kit. Vão precisar de mais material (que listei anteriormente) para conseguirem fazer este módulo funcionar.

3. Caso não estejam mesmo familiarizados com o conceito de roleplaying games, precisam que uma pessoa do vosso grupo assuma o papel de mestre de jogo a tempo inteiro. Ser “DM” implica perceber as regras base da 5ª edição de RPG, montar a aventura, estudar cada inimigo e ameaça (controlado pelo DM) e narrar os acontecimentos em tempo real. Isto não é um bicho de sete cabeças, só exige algum tempo e dedicação.

4. Os restantes jogadores têm de colaborar aprendendo as regras do jogo, criar a personagem e encarnar essa personagem sendo criativos nas ações e decisões, improvisar sempre que possível e divertirem-se enquanto o fazem.

Epic Encounters: Barrow of the Corpse Crawler

Podendo estar enganado ou não, este módulo funciona como extensão ao módulo Hive of the Ghoul-kin e encaixa na perfeição a seguir a ele. Fazer os dois seguidos, ainda que possa dar trabalho ao DM, é sempre uma mais valia para fazer uma grande pausa na narrativa geral e trazer uma série de momentos de tensão e combate sem grande tempo para pensar ou reagrupar – um autêntico teste de fogo.

Caso não estejam num nível muito avançado, o meu conselho é começarem pelo módulo Hive of the Ghoul-kin e, só depois, se se sentirem confortáveis e quiserem aprofundar a lore por detrás dos Ghouls, apostarem neste módulo. Principalmente porque o módulo dos Ghouls permite mais “pequenas vitórias”, segmentadas por etapas com algum tempo entre elas para reorganizar, enquanto este é tudo em todo o lado ao mesmo tempo (como no filme de Daniel Kwan e Daniel Scheinert).

Caso já estejam a correr uma campanha há algum tempo, se sintam confortáveis para um desafio à altura, queiram um Epic Encounters mesmo épico para revitalizar a campanha que estão a correr e colocar os jogadores em situações de aperto a pender entre a vida e a morte ou simplesmente queiram uma mini-figura brutal para pintar e caracterizar, este é um módulo que não vão querer deixar passar sem jogar (e até sai mais em conta que o Hive of the Ghoul-kin).

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados