Análise – Epic Encounters: Hive of the Ghoul-kin

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A ilustre criadora de jogos de tabuleiro Steamforged, dos quais se destacam as sagas Horizon Zero Dawn, Dark Souls, Resident Evil e, mais recentemente Elden Ring, presenteia-nos com uma série de módulos compatíveis com os RPG’s 5e, intitulada de “Epic Encounters”.

A saga Epic Encounters é composta por um total de 16 módulos que vos permitem compor o mais variado tipo de aventuras únicas de uma ponta à outra, podendo ser essa aventura corrida de forma independente ou até mesmo fazer uma integração numa campanha, mas falarei sobre isto mais para a frente. Este módulo é focado a 100% nos Ghouls, outrora seres normais que sucumbiram à escuridão, transformando-se em criaturas caricatas de aspeto animalesco, sedentas por carne e com comportamentos imprevisíveis. Tendo as profundidades como habitat natural, pode-se dizer que esta raça não tem zona específica, movendo-se ao longo da rede de túneis e grutas, prosperando debaixo nos nossos pés. Fiquem avisados que, quando e onde menos esperarem, o chão pode ceder e nada vos vai fazer preparar para o que podem encontrar.

Epic Encounters: Hive of the Ghoul-kin

Começando pelo que importa, em primeiro lugar: o conteúdo.
Ao adquirirem Hive of the Ghoul-kin estão a adquirir 15 mini-figuras Ghoul-kin, desenvolvidas pela SF, de 5 variedades diferentes: 8x Reaver, 2x Stalker, 2x Hive Warden montados em Corpse-Chewer, 2x Bulwark e 1 Brood-Sire. Se dissesse que não fiquei extremamente satisfeito com o aspeto e detalhe assombroso das 5 variedades de Ghoul-kin estaria a mentir, sendo o Bulwark a minha preferida. Majestoso!

Para além das mini-figuras, podem contar com um mapa A2 de dupla face, em papel plastificado – que garante uma maior durabilidade e proteção contra eventuais ameaças compostas por bebidas ou snacks nas vossas sessões. Ambas as faces contêm um grande nível de detalhe gráfico onde a ficção se embrulha com o realismo, surtindo um efeito de pesar e desconfiança.

Por fim, podem também contar com o livro de aventura, que, apesar de parecer pequeno, é bastante completo e organizado. Dividido por tópicos e organizado de forma lógica, eis o que podem esperar:
> Uma pequena introdução que deixa qualquer Mestre de Jogo descansado, por mais inexperiente que seja;
> Uma explicação dos 3 graus de dificuldade, mediante os níveis dos jogadores do grupo (low: 1-4, middle: 5-10, higher: 10+);
> Uma vista geral sobre a aventura, com informações sucintas sobre a raça Ghoul;
> Um contexto mais específico sobre vários acontecimentos que podem resultar no início deste encontro, para vos facilitar a vida caso não saibam como a começar;
> Alguns pontos chave para vos ajudar a dar robustez à aventura através da utilidade que podem dar ao espaço que irá rodear os jogadores, através de uma série de acontecimentos inesperados;
> Fichas de características, dados e comportamentos de todos os tipos de Ghoul contidos neste módulo.

Tão importante como o conteúdo da caixa é o que vão precisar para conjugar com o conteúdo deste Epic Encounters. Falo de sets de dados poliédricos, fichas de personagem e um livro de regras. Caso já tenham jogado RPG antes, nada disto será problema. Caso estejam a começar e caso não queiram ter muito trabalho, nem gastar muito (para além do que vão investir ao comprar este módulo), podem encontrar as regras e até fichas pré-feitas na Internet. Já os dados irão requerer investimento, mas não se preocupem, que há opções em conta. Na Amazon podem encontrar até 6 conjuntos com os 7 dados fundamentais a preços a rondar os 14-15€, o que significa que, caso sejam 6, fica 2.5€ a cada elemento do grupo.

Epic Encounters: Hive of the Ghoul-kin

Sobre a minha experiência… Deixo já claro que não fui eu a mestrar, tanto por falta de tempo, como por conhecer alguém com mais qualidade que eu para tal – que é também o mestre na campanha de Eberron da qual faço parte há quase um ano e meio. Fui um Ranger que fez parte de uma equipa muito completa que conseguiu completar o encontro com sucesso. A posteriori e para escrever esta análise com justiça, eventualmente li o livro de aventura. Desta forma não levei spoilers que fossem estragar o fator surpresa e danificar a minha curiosidade e intriga, e também não parti com vantagem competitiva e poder para manipular os acontecimentos.

A minha conclusão desta aventura que se desenrolou ao longo de três sessões de mais de 10 horas (no total) é que deu para para perceber que, apesar da pessoa que mestrou tê-lo feito com distinção e de forma muito completa, é possível fazê-lo de inúmeras formas diferentes. Isto abre inúmeras portas à interpretação, criatividade e engenho de cada um. Hive of the Ghoul-kin dá para tudo, quer seja para servir de apoio para o arranque de uma nova campanha, quer seja para mudar o rumo ou amplificar a excitação em entretenimento de uma campanha que já esteja em desenvolvimento, quer seja para uma série de dias de diversão com os amigos compostos por várias partes de uma campanha “one-shot”. Se forem engenhosos o suficiente, até é possível usar o conteúdo deste Epic Encounters para sessões desfragmentadas com semanas, meses (ou até anos) de intervalo, com a justificação de que este não era a raíz do problema “Ghoul-kin”, mas, sim, apenas uma ramificação, por exemplo.

Para concluir e em tom de apreciação geral, vou listar o que acho fundamental terem em conta antes de decidirem comprar este módulo. Isto porque não quero que alguma má interpretação vos faça sentirem-se enganados ou insatisfeitos.

1. Isto não é um jogo de tabuleiro normal que possam simplesmente comprar, abrir e começar a jogar. Precisam de algum contexto sobre roleplaying games ou, caso não o tenham, estarem mesmo empenhados em levar isto avante.

2. Ainda que possam começar uma aventura ou campanha com o conteúdo desta caixa, isto não é, de todo, um starter set ou essentials kit. Vão precisar de mais material (que listei anteriormente) para conseguirem fazer este módulo funcionar.

3. Caso não estejam mesmo familiarizados com o conceito de roleplaying games, precisam que uma pessoa do vosso grupo assuma o papel de mestre de jogo a tempo inteiro. Ser “DM” implica perceber as regras base da 5ª edição de RPG, montar a aventura, estudar cada inimigo e ameaça (controlado pelo DM) e narrar os acontecimentos em tempo real. Isto não é um bicho de sete cabeças, só exige algum tempo e dedicação.

4. Os restantes jogadores têm de colaborar aprendendo as regras do jogo, criar a personagem e encarnar essa personagem sendo criativos nas ações e decisões, improvisar sempre que possível e divertirem-se enquanto o fazem.

Pessoalmente, fiquei tão entusiasmado com a ideia por detrás da criação dos Epic Encouters como fiquei satisfeito e concretizado pela forma como este foi e pode ser aplicado em campanhas de RPG. Hive of the Ghoul-kin é um triunfo para a Steamforged, composto por três pontos fortes: um manual sucinto e completo, um mapa detalhado e bem caracterizado e uma série de mini-figuras de fazer brilhar os olhos.

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