O multi-instrumentista e produtor neo-zelandês Jordan Rakei irá atuar a 26 de julho, no Parque Marechal Carmona, em Cascais, dia em que também atua a cantora Jessie Ware na 15ª edição do EDP Cool Jazz.
O jovem cantor de 25 anos, que cresceu em Brisbane, na Austrália, chegou a Londres há alguns anos e logo começou a trabalhar em estúdio na sua música, tendo colaborado com Tom Misch e Disclosure (emprestou a voz ao tema “Masterpiece”, faixa final do álbum Caracal). A sua música navega entre a soul, o jazz e o hip hop e aponta nomes como The Roots, D’Angelo ou Stevie Wonder como as suas principais influências.
É em 2016 com o lançamento de Cloak que o seu nome começa a ser reconhecido e falado no meio musical – álbum que gravou praticamente sozinho. Com este trabalho, Jordan esgotou salas pela Ásia, Austrália e Europa, destacando-se a participação no Festival Pitchfork, em Paris.
Com o reconhecimento chegou um contrato com a label Ninja Tune, importante editora britânica que representa nomes como Bonobo, The Cinematic Orchestra, Kamasi Washington, Run The Jewels ou Thundercat. Viaja então para os EUA para uma tour (esgotada) em nome próprio e acaba por lançar o segundo álbum Wallflower, em setembro de 2017, que vem apresentar ao público português.
Depois de anos a repartir palcos entre Mafra, Sinta, Oeiras e Cascais, a 15ª edição do EDP CoolJazz fixa-se agora em Cascais, concentrando-se os concertos no Hipódromo. Anteriormente, a organização confirmou concertos de David Byrne, a 11 de julho, BADBADNOTGOOD, no dia 17, Gregory Porter, no dia 20, Jessie Ware, no dia 26 de julho, Van Morrison, no dia 28, e Norah Jones, no dia 31. Os bilhetes para estes concertos estão à venda.
Quem tiver adquirido bilhetes para este espetáculos com referência a Oeiras, pode ficar descansado, pois os mesmos são válidos para o novo espaço do Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, exatamente nos mesmos lugares.
O festival aconteceu pela primeira vez em 2004, e, desde então, já acolheu mais de 130 concertos e 300 mil espetadores.