13ª Festa do Cinema Italiano vai ter muitos filmes na Filmin

- Publicidade -

Os filmes estão disponíveis para aluguer individual a 3,95€ durante uma semana após a data de estreia no festival.

Festa do Cinema Italiano

Em fevereiro passado, começámos por revelar que a Filmin Portugal fazia questão de acolher uma versão digital da Festa do Cinema Italiano, pondo-se desta maneira ao serviço da cultura cinematográfica, criando uma casa virtual para todos aqueles filmes e festivais que não puderam acontecer.

Dois meses depois, em abril, a plataforma recebeu uma programação especial dedicada a Itália, naquela que foi uma oportunidade para mostrar algumas das mais importantes obras do recente cinema italiano, incluindo algumas estreias online.

Agora, numa altura em que a 13ª Festa do Cinema Italiano está prestes a acontecer fisicamente (a partir de 4 de novembro), eis que a plataforma digital vai contar com uma espécie de versão online do festival, que engloba não só obras comuns às do evento físico, como uma seleção de filmes inéditos.

Em estreia nacional e exclusivamente na Filmin, temos Ricordi? (2018), de Valerio Mieli. Triplamente premiado no Festival de Veneza, com Luca Marinelli e Linda Caridi, o filme retrata uma relação amorosa dissecada através de lembranças. Juntas, compõem uma partitura do passado que, por muito que escrita com as mesmas notas, soa de modo diferente consoante o narrador. Sobre o estranho lugar que ocupa o amor na memória de cada um.

Do conjunto de títulos que a Filmin partilhará com o festival, destaca-se o galardoado regresso de Ferzan Özpetek, com La dea fortuna (2019), notável drama centrado em Arturo e Alessandro, um casal a viver o crepúsculo da sua relação; Il campione (2019) de Leonardo D’Agostini, uma comédia acerca de um volátil futebolista e o seu tutor; e Cosa Ci dice il cervello (2019), uma comédia satírica com Paola Cortellesi a ser mãe, amiga, agente secreta e mulher não convencional.

Para além dos sucessos de bilheteira, juntam-se à Festa as cópias restauradas de Federico Fellini, assim como dois dos mais icónicos filmes de Nanni Moretti, Caro Diario (1993) e Palombella Rossa (1989).

A plataforma terá também dois documentários integrados no ciclo A Grande Arte no Cinema, Palladio – O Espetáculo da Arquitetura (2019) realizado por Giacomo Gatti, e Bernini – O Êxtase da Forma (2018) de Francesco Invernizzi.

Por fim, Beautiful Things (2017) da dupla Giorgio Ferrero e Federico Biasin, uma obra híbrida e magnética que junta o documentário e a videoarte; e ainda uma seleção de quatro curtas-metragens, poderão igualmente ser vistas somente em digital através de Filmin.

Os filmes estão disponíveis para aluguer individual a 3,95€ durante uma semana após a data de estreia no festival, com a exceção de Ricordi?, que entra no catálogo de subscrição sem custos adicionais para os assinantes de Filmin, e continuará disponível também depois da edição online da Festa.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados