Windows 11 24H2 já pode ser instalado

- Publicidade -

O Windows 11 24H2 já pode ser instalado pelos utilizadores do programa Windows Insiders.

A Microsoft continua a trabalhar naquela que será a próxima grande atualização para o seu sistema operativo, o Windows 11 24H2, que agora dá mais um passo em frente. A verdade é que essa versão do sistema operativo já pode ser instalada pelos utilizadores mais impacientes, desde que façam parte do programa Windows Insiders.

Isso significa que não haverá qualquer Windows 12 este ano, mesmo que a Microsoft esteja a falar sobre uma nova arquitetura de sistema operativo. O seu elemento essencial é o ambiente de execução Windows Copilot Runtime, que se anuncia como uma revolução no auge do Win32 na sua época para a interface gráfica do utilizador. O Windows Copilot Runtime visa tornar o Windows a plataforma preferida para o desenvolvimento de aplicações baseadas em Inteligência Artificial. A Microsoft apregoa um poderoso recurso de IA integrado em cada camada do Windows, enquanto o Windows Copilot Runtime inclui mais de 40 modelos de IA e permite recursos como o Recall.

O facto é que o Recall destina-se apenas a PCs da categoria Copilot+ que estão a fazer a sua estreia com chips Qualcomm Snapdragon X (e, portanto, ARM), enquanto a Microsoft já está a implantar o Windows 11 24H2.

Quanto aos computadores Copilot+, esta implantação é precoce. Para utilizadores comuns, entretanto, esta não é uma implantação em grande escala. O Windows 11 24H2 (compilação 26100.712) está disponível como parte do canal Release Preview, mas as suas Imagens ISO também estão disponíveis para download, e para isso só precisam de aceder aqui. A equipa do Windows Insider especifica que a disponibilidade geral está planeada para acontecer no final deste ano, sabendo que 24H2 significa a segunda metade do ano de 2024.

Windows 11 24H2

Windows 11 24H2 chega com algumas novidades

Enquanto isso, a adição de suporte Wi-Fi 7 e melhorias para ligar dispositivos Bluetooth Low Energy Audio, bem como suporte para papéis de parede HDR, é rapidamente mencionada para esta nova versão, bem como o novo modo de economia de energia, que reduz o desempenho do sistema de um portátil (para economizar bateria) e também do PC ligado à rede elétrica.

Outros pontos destacados são uma nova visualização do menu suspenso de configurações rápidas na barra de tarefas, a capacidade de criar ficheiros 7-zip e TAR diretamente no File Explorer (além do ZIP), e a função Voice Clarity com tecnologia de IA, que deixa de ser exclusiva para dispositivos Surface para melhorar a qualidade de áudio em aplicações e jogos.

Tais mudanças foram conhecidas com o programa Windows Insider, sendo acompanhadas pela adição de um comando sudo para Windows que ecoa o comando sudo (supertulizador) no Linux (executando comandos como administrador ou como outro utilizador). A Microsoft também relembra uma reescrita de partes do kernel do Windows com a linguagem de programação Rust de memória segura.

A integração do Copilot evolui e torna-se numa aplicação fixada à direita da barra de tarefas (bandeja do sistema), devendo incluir mais comandos para alterar configurações, ativar recursos do sistema operativo e outros. Na Europa (onde ainda falta o Copilot no Windows), será possível descarregar a experiência do Copilot no Windows através de uma aplicação disponibilizada na Microsoft Store. Contudo, a Microsoft não oferece de momento um cronograma preciso para isso acontecer.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados