Windows 10 está vias de ser descontinuado, mas não vai sozinho

- Publicidade -

Além do Windows 10, os Office 2016 e ​​Office 2019 perdem suporte em outubro de 2025.

Já não deve ser novidade para ninguém que a Microsoft vai abandonar o suporte para o Windows 10 daqui a pouco mais de um ano, a 14 de outubro de 2025. E tal como aconteceu com as versões anteriores, as empresas poderão adquirir suporte expandido da Microsoft, pagando um valor significativo para ter acesso a atualizações de segurança durante mais dois anos, no máximo. E como a data está cada vez mais próxima, a Microsoft voltou a relembrar os utilizadores.

Uma novidade é que, desta vez, os clientes particulares também podem adquirir o suporte expandido, mas atualmente não há informações sobre os valores que vão ser cobrados pela empresa. O preço final e os termos de registo serão disponibilizados à medida que nos aproximamos do fim do suporte. A Microsoft agora também atualizou a sua página de informações, onde anteriormente listavam apenas o Windows 7 e 8.1, mas agora o Windows 10 também aparece na lista de acertos, algo compreensível, já que o mesmo está extremamente difundido e deve ser substituído. Contudo, não é apenas esse sistema operativo a perder o suporte nesse dia, já que o mesmo vai acontecer aos Office 2016 e ​​Office 2019. Nesse mesmo dia, as duas suites deixam de ter suporte oficial, e aqui não teremos qualquer suporte expandido.

E para quem ainda não sabe, a atualização para o Windows 11 a partir do Windows 10 Home ou Pro para a edição correspondente do Windows 11 é gratuita (por exemplo, do Windows 10 Pro para o Windows 11 Pro). Não obstante, atualmente existem provavelmente dois tipos de utilizadores que não instalaram o Windows 11: aqueles que não querem – e aqueles que não podem.

O fim iminente do suporte ao Windows 10 gerou alarme entre os analistas de mercado da Canalys Research no final de 2023. Os profissionais alertam que a procura por PCs que deixaram de receber atualizações de segurança pode diminuir, embora muitos dispositivos possam continuar a funcionar mesmo após o término do suporte do sistema operativo.

Windows 10 perde suporte a 14 de outubro de 2025

Os analistas de mercado da Canalys preveem que o fim do suporte ao Windows 10 provavelmente resultará no desperdício de cerca de 240 milhões de PCs até outubro de 2025. Essa quantidade de lixo eletrónico pesaria cerca de 480 milhões de quilos, o que equivale a cerca de 320 mil carros. Dependendo do custo das atualizações de segurança, pode fazer mais sentido para muitos atualizar o seu hardware e descartar os dispositivos antigos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados