Villa Sintra. Aqui é possível ter uma belíssima refeição e jogar ténis

- Publicidade -

Um espaço que promete fazer furor, a apenas 15 minutos de Lisboa.

Numa altura em que muitos de nós procuram lugares para recarregar baterias, a verdade é que a agitação típica das grandes cidades, como Lisboa, nem sempre permite esses momentos de relaxamento. É por isso que muita gente opta por beber um copo algures no final do dia de trabalho, ou sair desse ambiente no fim de semana, aproveitando para conhecer um spot novo.

Ora, o local que vos falamos hoje não é propriamente novo, mas com um imenso jardim, bar (interior e exterior), três campos de ténis – sim, leram bem – e estacionamento gratuito, vão mesmo querer conhecer o Villa Sintra.

Para os habitantes de Lisboa e arredores pode ser um nome desconhecido, mas a verdade é que o restaurante já existe há 20 anos, até porque está inserido no Complexo Desportivo Municipal de Sintra – aliás, isso nota-se, tendo em conta o aspeto algo datado do mesmo. Porém, e mais que o espaço em si, um restaurante somente sobrevive se tiver clientela e, fundamentalmente, bons pratos. E no caso do Villa Sintra, o restaurante está a ser comunicado como “novo”, até porque tem nova gerência e, claro, uma nova carta.

Chegar ao Villa Sintra pode parecer algo confuso para quem não conhece a zona, até porque o GPS indica uma estrada que está em obras – não é suposto se passar por lá, mas nós passámos. Mas logo encontrámos o nosso destino. Aliás, e se for mais fácil, podem sempre colocar o GPS para o Lidl de Lourel, identificado no GPS como Lidl – Campo Raso, uma vez que o Complexo Desportivo Municipal de Sintra, onde se insere o Villa Sintra, fica logo ali ao lado.

Ao chegarmos, apesar do tempo pouco convidativo, vimos um espaço com alto potencial para ser uma das “febres” do momento, com muitos lugares de estacionamento, imenso espaço livre verde e, claro, os já mencionados campos de ténis. Há também uma esplanada – a funcionar apenas nos dias em que o tempo colabora – e, no interior, várias mesas para sentar clientes. Há, até, um espaço onde encontramos um mini palco, que pode servir tanto para algum evento de apresentação de um produto ou serviço, como para a realização de alguma cerimónia.

Quanto à banda sonora, agradou-nos, por ser uma seleção musical de temas dos anos 80 e 90. É um gosto pessoal, lá está, mas nem todos os clientes podem apreciar.

Apesar do ambiente algo escuro e pouco luminoso – daí a expressão “datado” que utilizámos anteriormente -, o Villa Sintra vai facilmente conquistar qualquer um. E por dois motivos: os deliciosos pratos da carta e um staff muito atencioso, sempre pronto a responder a qualquer dúvida.

Sempre bem acompanhados por um dos elementos do espaço, foi-nos dito que, antes desta nova gerência e novo menu, o restaurante tinha uma base italiana – pizzaria, portanto. Os novos responsáveis quiseram então diversificar um pouco as opções, para que os clientes possam experimentar outras coisas. Ou seja, saberem que não é “só” um restaurante italiano, fazendo com que, para quem não aprecia ou simplesmente não apetece pizzas, possa escolher outra coisa.

Então, o que se pode comer no Villa Sintra? Ora vejamos.

Começando pelo Couvert & Entradas, há opções que saltam logo à vista, como é o caso do Carpaccio de novilho com rúcula e lascas de queijo Grana Padano, mas o staff sugeriu-nos começar, ao invés do típico couvert de pão, manteiga e azeitonas temperadas muitas vezes servido, pelos Croquetes ou Pão de alho. E o Echo Boomer seguiu precisamente essa sugestão.

Vieram dois croquetes, sendo que são ambos de carne. Bons, mas temos preferência por croquetes cujo interior é de carne desfiada, ao invés de carne mais empapada, como aqui o caso. Já o pão de alho estava ótimo. Para a sua confeção é usada uma pasta de azeite com queijo Grana Padano e salsa, que é basicamente barrada em cima do pão. E antes de ir ao forno, é adicionado queijo mozzarella. 5 minutos e está na mesa do cliente.

Seguindo no menu, surgem as saladas. Não provámos nenhuma, mas existem quatro variedades – Do Mar, Atum, Grega e Rosbife. Disseram-nos, porém, que a Grega (alface, rúcula, tomate, cebola, queijo feta, croutons e vinagrete) é ótima, e não duvidamos. Opções que certamente farão sucesso nos dias mais quentes.

Passando para a secção da Carne, há opções que vos farão arregalar os olhos. É o caso da Picanha à discrição, portanto, vão poder repetir quantas vezes quiserem sem que tenham de pagar mais por isso. A Picanha é servida em finas fatias, pelo que vão certamente querer devorar umas quantas. Os acompanhamentos? Arroz branco, feijão preto, salada algarvia, batatas assadas e maionese de alho. E sim, é um prato com imensa saída.

Depois têm Rosbife (com batata palha), Bife da Vazia ou Bife de Perú (ambos podem ser fritos ou grelhados, com natas e cogumelos), novamente Croquetes (desta vez com arroz de tomate), um Arroz de Pato que parece delicioso e, ainda, o Hamburger Villa Sintra, introduzido há pouco tempo. Daqui, e até porque o menu do Villa Sintra tem muitas mais opções, somente pedimos o hambúrguer, composto por pão viennois, hambúrguer de maminha, alface, tomate, bacon, batata frita caseira e maionese de alho. E olhem, bem bom!

O pão vai à chapa para lhe dar alguma crocância, leva depois maionese na base… e de seguida é montado com todo os ingredientes. A qualidade da carne (maminha) é ótima, sendo condimentada com um pouco de alho e, claro, sal grosso. Depois vai a cozinhar.

Já da secção Mar, e apesar da recomendação pelo Caril de Camarão, acabámos por não pedir nenhuma das opções por não sermos os maiores fãs de marisco ou moluscos. Portanto, também deixámos de parte as Lulas Guisadas, bem como os Rissóis e os Filetes de Pescada, embora esta última opção nos tenha deixado curiosos.

Naturalmente, o Villa Sintra não podia perder a sua vertente italiana e, na secção Pasta, têm seis opções, divididas entre duas Lasanhas (Villa Sintra e Ricotta) e quatro Spaghetti (Al Nero di Sépia, Bolognese, Carbonara e Aglio & Olio). Ambas as lasanhas pareciam ótimas no papel, mas decidimo-nos pela opção que partilha o nome com o restaurante. Neste caso, a Lasanha Villa Sintra leva carne picada de picanha, cogumelos e espinafres, e por cima, para se diferenciar das outras, leva molho de tomate e bechamel, ficando com um sabor mais intenso. A receita é da casa… e está aprovadíssima!

Seguindo no menu, têm também três pratos para crianças – Spaghetti Bolognese, Pizza Margherita com fiambre e Bife de Perú – e, finalmente, as tão famosas pizzas. Há, claro, umas que se destacam… ou que têm mais saída, vá. É o caso da Tirolesa (tomate, mozzaella, rúcula, tomate cherry, presunto e lascas de grana padano), Diavola (tomate, mozzarella, spianata di calabria e nduja calabresa, portanto picante), Tartufo (tomate, mozzarella, burrata, cogumelos e trufa), Gamberi (tomate, mozzarella, camarão, rúcula e tomate cherry) e Tre Sapori (tomate, mozzarella, fiambre, ananás e cogumelos). Cinco pizzas que se destacam de um total de 14.

Da nossa parte não resistimos a uma dessas cinco, neste caso a Tartufo, que leva apenas 7 minutos no forno a ficar pronta. E que bela escolha! Desde logo nota-se que a massa é caseira, do estilo napolitano, para uma textura mais fofa. A pizza vem servida num tabuleiro e surge praticamente em formato retangular, estando cortada em seis. E há muita atenção ao detalhe – no caso dos cogumelos, bem picadinhos e temperados, e também no caso da burrata, que vem igualmente dividida em vários bocadinhos por todas as fatias, ao invés de somente colocarem uma burrata inteira ao meio. Gostámos imenso e, de facto, ainda bem que seguimos a sugestão do staff – estava impecável!

Convém dizer, no entanto, que as pizzas não são confecionadas em forno a lenha, mas sim num forno elétrico. Os motivos? Essencialmente porque, após vários testes, percebeu-se que a diferença a nível de qualidade não era merecedora do investimento que um forno a lenha acarreta. Uma coisa é certa: se todas as pizzas forem servidas como a nossa Tartufo, é impossível o Villa Sintra não ter filas à porta.

A acompanhar a nossa refeição, uma belíssima Sangria de Espumante. Estranhamente não parece existir um menu de bebidas… Pelo menos nunca nos trouxeram, mas sabemos que há refrigerantes, cerveja, sangrias, etc.

Chegando às Sobremesas, a última secção do menu, há opções como Cheesecake, Panna Cotta, Brownie de Chocolate com gelado de baunilha, Mousse de Chocolate, Mousse de fruta e Bolo do dia. Tanto o Cheesecake como o Panna Cotta são feitos pela esposa do dono do espaço, o que dá logo outra importância. Já quase de estômago cheio, ainda tivemos espaço para encaixar uma Panna Cotta, que foi realmente das melhores que já devorámos. Com um espécie de caldo de frutos vermelhos, foi com satisfação que vimos este caldo escorrer pela Panna Cotta em si, enquanto íamos dando umas colheradas naquela textura perfeita. Que delícia!

E quanto aos campos de ténis, perguntam vocês? Bom, primeiro que tudo salientar que não é obrigatório comer ou beber algo no Villa Sintra para usufruir de um dos campos – basta que esteja disponível. Tem um custo de 10€/pessoa por hora e 5€/pessoa por meia hora. E sim, vão haver aulas em breve com o tenista e ex-campeão ATP 250, Frederico Gil. Também já estão disponíveis aulas de yoga.

O Villa Sintra funciona de momento com dois turnos para almoços (12h30 às 15h) e jantares (18h às 22h30) de domingo a quinta-feira, sendo que, às sextas e sábados, está aberto das 9h às 23h. O objetivo, porém, assim que o tempo permitir, é estar sempre aberto todos os dias até às 00h. Também para breve está a ser delineada uma carta com opções para o pequeno-almoço, bem como uma carta de snacks para o lanche.

Ah! Não nos podemos esquecer que, aos domingos de inverno, o Villa Sintra serve Buffet de Cozido à Portuguesa. No verão? Buffet de Feijoada à Brasileira.

É verdade, razões não faltam para visitar o Villa Sintra. Portanto, se querem apanhar um belo jardim, boa comida e, quem sabe, passar uns minutos no campo de ténis, têm esta sugestão que promete fazer sucesso nos dias quentes que se avizinham. Para reservas, basta ligarem para o 937385151.

- Publicidade -

1 Comentário

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados