Sony publicou uma patente para uma função de “jogo automático”

- Publicidade -

A nova função pode permitir que os jogos se joguem sozinhos naqueles conteúdos mais chatos.

A Sony publicou uma patente para uma função muito peculiar e que para alguns jogadores pode parecer confusa, pois o conceito por detrás da patente é que o jogo jogue… autonomamente.

Esta funcionalidade de “auto-jogo” (auto-play) é definida de acordo com a Exputer.com como “Método e Sistema para Jogar Autonomamente porções de um videojogo”, cujo propósito é que seja usada para situações em que os jogos propõem o chamado “grind” – denominado como “Anticipated Grinding Content”-, que são ações e objetivos por vezes monótonos e repetitivos, que se colocam à frente da diversão e dos objetivos principais de um jogo, algo muito frequente em RPGs e similares.

O modo auto-play utiliza dados do modelo de jogo do utilizador para jogar automaticamente o AGC (Anticipated Grinding Content) recorrendo a um estilo de jogo que simula o estilo de jogo desse mesmo utilizador. (…) Quando o jogo do AGC no modo auto-play estiver concluído, é apresentada uma notificação de retoma no ecrã do dispositivo utilizado pelo utilizador durante o jogo“, pode ler-se na descrição da patente, que indica assim que o jogador poderá ter que treinar essa funcionalidade, com as suas próprias ações. De acordo com a Sony, esta ferramenta irá usar, como é óbvio, tecnologias de Inteligência artificial para esse treino e para identificar, também, a finalização desses objetivos.

sony patente de jogo automatico
Método e Sistema para Jogar Autonomamente porções de um videojogo

Na descrição da patente também é partilhada uma justificação desta funcionalidade, que está de acordo com o foi mencionado em cima: “Ao usar o modo auto-play, os jogadores poderão evitar as partes dos jogos que não estão a gostar e reduzir o tempo de jogo que o demora a completar, porque a AI do jogador pode completar essas porções de grind a maior velocidade.”

A patente apresenta-se quase vestida de ferramenta de acessibilidade, algo que é cada vez mais importante nos jogos atuais, ainda que, de alguma forma, não deixe de se sentir mesmo como uma batota. Mas acima de tudo, é uma confirmação por parte da Sony que muitos jogos modernos falham em manter o interesse por parte dos jogadores, com mecanismos chatos para manter os jogadores envolvidos a longo prazo que, na realidade, não passa apenas de entulho.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados