Não é boa ideia ligar um PC com Windows XP à Internet: Entendam os motivos

- Publicidade -

O Windows XP é uma clara demonstração de que não se deve utilizar um sistema operativo sem suporte.

Estamos a pouco mais de um ano de ver a Microsoft encerrar o suporte ao Windows 10, mesmo numa altura em que o Windows 11 teima em não ganhar quota de mercado. Se, para muitos, isso não é uma preocupação, já que vão continuar a utilizar o seu computador, um youtuber criou um vídeo a mostrar como isso não é propriamente uma boa ideia.

Eric Parker decidiu ver por si mesmo o que acontece aos sistemas operativos abandonados pela Microsoft e se, vários anos após o fim do suporte e das atualizações de segurança, continuar a utilizar esses sistemas na Internet representa algum risco real. A ideia é muito boa, pois sabemos que, em 2025, o fim do suporte do Windows 10 deixará milhões de PCs à margem, incapazes de atualizar para o Windows 11 devido a limitações de hardware… Podemos, portanto, oferecer-vos uma visão geral dos riscos envolvidos.

Para conter os riscos, o youTuber optou por utilizar uma máquina virtual com o Windows XP, e a firewall foi desativada, já que isso é o que aconteceu com as primeiras versões do Windows XP, uma vez que a opção era Opt-In até o lançamento do Service Pack 2, que só aconteceu em 2004.

Então, quanto tempo o sistema ficou online antes de mostrar os primeiros sinais de infeção? Foi muito pouco… Em poucos minutos, um malware infiltrou-se na máquina, localizado no gestor de tarefas, sem que Parker tivesse navegado por sites “arriscados”. Foram necessários menos de 10 minutos de navegação para ser apanhado mais uma vez, então o malware multiplicou-se criando backdoors para permitir a operação remota a partir da Rússia.

Windows XP mostrou que já não está preparado para navegar na Web

Poucas horas depois, um novo utilizador do Windows foi criado por outro malware, com uma password associada. O malware alojou-se na categoria Autoruns para iniciar automaticamente, ao mesmo tempo que o Windows e no agendador de tarefas. Destacamos na lista o Isma22, que tem o incómodo hábito de fechar o navegador sempre que procuramos informações sobre como erradicá-lo…

Embora o Windows XP ainda seja utilizado em mais de 5 milhões de postos de trabalho em todo o mundo, e principalmente em condições críticas (bancos, hospitais, NASA, etc.), basta dizer que os riscos são muito reais e os problemas são críticos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados