Microsoft a crescer, mas nem tudo são boas notícias para a Xbox

- Publicidade -

E o foco deverá passar menos pela venda de consolas.

A Microsoft publicou os resultados financeiros referentes ao seu terceiro trimestre fiscal e, como esperado, são excelentes. O volume de negócios aumentou 17%, para 61,9 mil milhões de dólares, e os lucros também aumentaram 20%, para atingir 21,9 mil milhões de dólares. Mais uma vez, verifica-se que a Microsoft está a alinhar os seus lucros com os da Apple, algo que não acontecia há anos.

Contudo, não é novidade, mais uma vez, que estes excelentes resultados financeiros são impulsionados pelo impressionante aumento nas receitas do Office e Microsoft Cloud (+23%). O volume de negócios dos OEM do Windows aumentou 11%, muito além da estimativa inicial da Microsoft, que previa estagnação das receitas. Esses resultados deverão receber um impulso adicional com o lançamento no mercado dos primeiros PCs com Windows projetados para IA.

Do lado negativo, a receita da divisão Surface caiu 17%. O próximo lançamento das novas gamas poderá inverter essa tendência, mas não num futuro muito próximo. A Microsoft conta, de facto, com uma nova queda nas vendas para o trimestre atual (4º trimestre fiscal).

No que diz respeito à sua divisão de jogos, a Xbox, os resultados são ainda mais contrastantes e mistos. É certo que as receitas de conteúdos (jogos) e serviços (incluindo Xbox Game Pass) aumentaram 62%, mas este grande impulso deve-se principalmente à integração dos resultados da Activision Blizzard King. Indo mais ao detalhe, os resultados são motivo de preocupação: o Game Pass chegou aos 34 milhões de assinantes, mas isto apenas após a fusão das antigas contas do Xbox Live. Ou seja, o serviço está terrivelmente estagnado (e até se verificou perda de subscritores), sem dúvida por causa da queda nas vendas das consolas Xbox. As receitas das vendas de consolas caíram drasticamente, cerca de 31%, no trimestre, embora as vendas já tivessem caído um ano antes. As declarações de Satya Nadella indicam ainda que o foco agora está nos resultados financeiros da Xbox… como editor de jogos:

“Estamos a expandir os nossos jogos para novas plataformas, trazendo quatro dos nossos favoritos dos fãs para a Nintendo Switch e para a Sony PlayStation”, afirmou o CEO da Microsoft, Satya Nadella, numa teleconferência após a apresentação dos resultados. “Na verdade, no início deste mês tínhamos 7 jogos entre os 25 primeiros na PlayStation Store, mais do que qualquer outra editora.”

Este novo entusiasmo parece significar claramente que outros jogos Xbox seguirão a tendência e estarão disponíveis na PlayStation 5 e/ou na Nintendo Switch num prazo mais ou menos curto, o que de facto tornará a compra de uma Xbox Series cada vez menos necessária, e que também acabará por afundar o Game Pass, fortemente ligado às vendas de consolas.

Plataforma Xbox parece estar a morrer

As vendas de jogos geraram uma faturação de 51%, o que continuará a convencer os responsáveis da Xbox de que a salvação está na venda de jogos. Note-se, no entanto, que sem a Activision Blizzard King, os resultados da divisão Xbox cairiam drasticamente no terceiro trimestre fiscal. Para piorar a situação, a ABK registou perdas operacionais de 350 milhões de dólares durante o período. A Microsoft prevê que as vendas de consolas continuarão a diminuir no trimestre atual.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados