Microsoft anuncia o Recall: Uma IA para Windows 11 que vão querer utilizar

- Publicidade -

O Microsoft Recall será um grande aliado dos utilizadores.

Há pouco revelámos aqui que a Microsoft havia anunciado os computadores Copilot+, com especial foco na Inteligência Artificial. E quem leu esse nosso artigo já ouviu falar no Recall, uma nova ferramenta que é baseada em IA que nos lembra tudo o que fazemos, e vimos, no nosso computador com Windows 11.

Com o Recall (que a Microsoft chamou internamente de AI Explorer), os computadores Copilot+ organizarão as informações com base na experiência e nas associações específicas de cada utilizador, como uma memória fotográfica. A ferramenta irá lembrar de elementos que até o próprio utilizador já havia esquecido, para permitir que os encontre de forma mais rápida e intuitiva. Podem percorrer a linha do tempo para encontrar o conteúdo que precisam, em qualquer aplicação, site, documento ou qualquer outra coisa. Contando com capturas de ecrã, podem pesquisar de forma mais intuitiva, com sugestões de ações baseadas no reconhecimento de objetos.

O Recall aproveita o índice de cada utilizador, criado inteiramente e armazenado no dispositivo respetivo. Podem excluir as capturas em questão, ajustar e excluir períodos de tempo nas configurações, ou pausar a qualquer momento no ícone da barra de tarefas. Também podem filtrar aplicações, e sites, para que nunca sejam gravados. Ou seja, têm sempre o controlo sobre os seus dados.

Isto faz-vos lembrar algo? Isso é normal, a Microsoft tentou um sistema menos potente no Windows 10 com a função Linha do tempo, mas o projeto foi abandonado em 2021.

Com o Recall tudo é feito localmente

Se a vossa preocupação é a privacidade, o grupo garante que o Recall funciona apenas localmente e de forma privada. Não há qualquer interação especial com servidores para utilizar a ferramenta. E como podem imaginar, a ferramenta não funcionará com todos os computadores Windows 11. Para o utilizarem, irão precisar de comprar um dos novos computadores Copilot+ que possuem os novos chips Qualcomm Snapdragon X Elite, já que o mesmo precisa de uma unidade de processamento neural (NPU).

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados