Mercadona quer abrir mais do que uma loja em Lisboa, mas descarta o Algarve

- Publicidade -

A região algarvia não está nos planos… para já.

Depois de um 2023 fabuloso, ano que terminou com 49 lojas a funcionar em Portugal, a Mercadona vai, em 2024, continuar a expandir-se, chegando a cada vez mais gente.

Este ano, a cadeia espanhola irá inaugurar lojas em Oliveira de Azeméis, Coimbra (Solum e Eiras), Leiria, Évora, Vila Nova de Gaia (Canelas), Sintra (Rio de Mouro), Maia (Moreira), Seixal (Fernão Ferro) e Barreiro (Lavradio), fazendo com que termine o ano com 60 supermercados em funcionamento em território nacional. Aqui não referimos a loja de Guarda porque essa já se encontra em funcionamento desde o passado dia 16 de maio. Ou seja, é o primeiro novo supermercado de 2024 da marca, sendo também a 50ª loja em Portugal.

Quanto a próximas inaugurações, a Mercadona ainda não anunciou datas fixas, mas, no passado mês de abril, o Echo Boomer divulgou os meses de abertura para algumas dessas lojas: Mercadona Oliveira de Azeméis em agosto, a primeira Mercadona Coimbra (Atrium Solum) em setembro, bem como a Mercadona Leiria, e a Mercadona Évora em outubro. Só não sabemos (ainda) os dias em concreto, mas daremos mais detalhes em breve.

Entretanto, também sabemos que a Mercadona Fernão Ferro será inaugurada algures em novembro. O dia em questão ainda está no segredo dos deuses, portanto será questão de aguardarmos por mais novidades. E recentemente também ficámos a saber que a loja da Mercadona no Lavradio, Barreiro, será inaugurada algures em dezembro. E não, também ainda não sabemos o dia ao certo, uma vez que essa informação somente será divulgada cerca de duas semanas antes da data prevista. Mas será, certamente, antes do fim do ano.

Mas e quanto a lojas Mercadona em Lisboa? E no Algarve?

Há, efetivamente, interesse em abrir lojas em Lisboa. E o interesse não é de agora. Em março de 2021, a Irmãdona Supermercados submeteu, à Câmara de Lisboa, uma proposta para obras de ampliação nos pisos -1 e 0 de um edifício destinado a comércio e serviços. Essas obras seriam “essencialmente obras interiores”, deixando o edifício com uma área comercial de 3.422 m2.

Um ano depois, em março de 2022, durante a apresentação anual das contas da companhia, Juan Roig, CEO da Mercadona, referiu que a marca iria entrar com uma loja na capital portuguesa em 2023. Porém, e já em janeiro de 2023, a diretora de Relações Institucionais da Mercadona, Inês Santos, avançou em entrevista ao Dinheiro Vivo que a abertura de uma loja na cidade não estava, para já, nos planos.

Nesse mesmo ano, em março, a Câmara de Lisboa aprovou um parecer favorável condicionado de pedido de informação prévia para viabilidade de obras de alteração num edifício localizado na Quinta do Lambert, na freguesia do Lumiar, junto ao Campo Grande. E entretanto a autarquia aprovou mesmo o projeto, pelo que só falta começarem os trabalhos.

Uma coisa é certa: não será a única loja em Lisboa, garantiu Inês Santos à Renascença. O plano é abrir na capital portuguesa “o mais cedo possível e não será a única”, até porque a mesma rádio avança que estão a ser negociados três locais para construir lojas Mercadona. De acordo com a mesma fonte, um dos sítios em estudo é algures em Sete Rios, além da Quinta do Lambert. Ainda assim, a Diretora de Relações Institucionais da Mercadona Portugal não referiu se uma loja em Lisboa estará em funcionamento já em 2025, portanto só nos resta mesmo aguardar.

Quanto ao Algarve, os planos não passam, para já, por abrir lojas na região. O objetivo, de momento, é abrir mais supermercados nas regiões onde a cadeia espanhola já se encontra presente. No entanto, há sempre zonas por explorar. Em 2025, e tal como já referimos anteriormente, a Mercadona irá abrir uma loja em Loures, mais especificamente em Santa Iria da Azóia.

De resto, é em julho que é finalmente inaugurado Bloco Logístico da Mercadona em Almeirim. A cadeia espanhola investiu mais de 250 milhões de euros neste armazém, que vai criar 500 novos postos de trabalho estáveis e de qualidade até ao final deste ano.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados