Retornos Pro muda de nome para Loja dos Achados, abre uma loja em Setúbal e quer ter espaços em todo o país

- Publicidade -

Para isso, o objetivo é apostar no modelo de franchise.

Sou daquelas pessoas que defende com unhas e dentes o mercado em segunda mão. Afinal de contas, se podemos poupar bom dinheiro com produtos que estão em bom ou muito bom estado, perfeitamente funcionais, e cuja baixa de preço se justifica devido a defeitos meramente estéticos, é algo em que devemos apostar. Não só podemos comprar mais produtos, como evitamos gastar tanto dinheiro assim.

Por algum motivo plataformas como a Vinted fazem um sucesso tremendo. E mesmo a Amazon, com a sua secção de produtos recondicionados. E temos também os leilões dos CTT, cujo correio que não for reclamado e que esteja em bom estado de conversação é levado a leilão.

Pois bem, já existem lojas em Portugal que se dedicam a vender produtos que foram devolvidos à Amazon. Como essas empresas não conseguem dar despacho aos produtos devolvidos, outras empresas encarregam-se desse trabalho. E os motivos para a devolução desses produtos são variados, não tem de ser obrigatoriamente estarem avariados. Pode ser porque a pessoa que comprou não se adaptou, porque não gostou do modo de funcionamento, porque não gostou da qualidade do material… Portanto, o que funciona para mim pode não funcionar para outra pessoa, e vice-versa.

Adeus Retornos Pro, olá Loja dos Achados

No passado mês de maio, o Echo Boomer foi conhecer a Retornos Pro, localizada no nº31 da Rua Jorge Peixinho, em Alhos Vedros, e ajudou a escalar este negócio que tem feito as delícias de quem procura grandes achados. Aliás, achados é mesmo a palavra-chave aqui, e é por isso que a Retornos Pro mudou recentemente de nome para Loja dos Achados.

“Foi uma loucura”, disse-nos a responsável Josefa Alfonso, assim que o nosso artigo começou a dar que falar. E Josefa percebeu que havia espaço para crescer. O primeiro passo está dado, pois existe agora uma nova Loja dos Achados, localizada na Rua General Gomes Freire nº148, em Setúbal, ali bem perto da Loja do Cidadão e do Hospital São Bernardo.

Há, porém, uma diferença: trata-se da primeira loja franchisada da Loja dos Achados no país, sendo que esse é o caminho a seguir. A ideia, aliás, foi dada por Nuno Moita, o responsável pelo espaço em Setúbal.

“Estamos num grupo de empresários e o Nuno deu-nos a ideia de fazer um franchisado, sendo que nós fazemos o fornecimento de todo o material. Sai tudo da sede para aqui”, contou-nos Josefa. “Na altura, conheci a Josefa e ela apresentou-me o plano de negócios. Fez-me todo o sentido porque era um mercado inexplorado e uma capital de distrito [Setúbal] não tinha uma única loja com o mesmo conceito. Então quis ser logo o primeiro e abordei a Josefa para criarmos uma parceria”, disse-nos por sua vez Nuno Moita, que terá a missão de ser bem-sucedido neste conceito de franchisado na cidade sadina. E ao que tudo indica o sucesso não deverá demorar: “Nós ainda tínhamos a loja fechada e, nestes dias de muito calor, fomos deixando a porta entreaberta. Então tivemos várias pessoas a perguntar se podiam ver, porque têm genuinamente curiosidade”, disse-nos Nuno, orgulhoso deste passo.

A loja em si tem 87 m2, sendo consideravelmente mais pequena que a loja “mãe” em Alhos Vedros, o que é perfeitamente natural, visto tratar-se de um modelo franchise. Mas de resto, o funcionamento é exatamente igual. Ou seja, na loja estão expostos vários produtos com e sem caixa, com dois preços: um com etiqueta branca, referente ao PVP original, e um com etiqueta verde, referente ao valor que o cliente vai realmente pagar. E como podem adivinhar, há excelentes oportunidades de poupança, sendo possível fazerem belos negócios.

Apesar de tudo isto, a gestão de cada loja é autónoma, ainda que exista uma formação inicial e, claro, uma ajuda na implementação do negócio, como para questões de faturação ou da colocações de produtos em loja.

Aquando da nossa visita, no dia de inauguração, que foi na passada quarta-feira, dia 4 de setembro, foi possível constatar muita variedade de produtos, mesmo que num espaço mais reduzido. Desde fornos a cadeiras de bebé, passando por aspiradores e robôs aspiradores, máquinas de café, entre outras. O objetivo é, portanto, fazer com que várias pessoas tenham acesso a produtos diferentes e mais caros, os quais não conseguiriam comprar se fosse numa loja convencional.

Podem ficar descansados se existir algum receio da vossa parte ao adquirirem produtos que foram devolvidos à Amazon, pois é aqui que reside a grande vantagem da Loja dos Achados. Todos os produtos são testados, de modo a que possam ir para um novo dono totalmente funcionais. Além disso, contam todos com garantia de um ano – basta levar o produto à loja que será posteriormente enviado para um técnico especializado para reparação. E caso tenham interesse em algum produto que não esteja disponível nesta nova loja, basta perguntarem aos responsáveis que logo vos dirão se existe stock.

Além disso, é preciso ter a noção que, quando falamos de produtos devolvidos, estamos muitas das vezes a falar de produtos que foram usados em feiras e eventos, como produtos de exposição, estando por isso como novos. Claro, há sempre produtos que são devolvidos por pessoas que compraram esses mesmos produtos, mas é raro o caso em que se fale em defeito de fabrico.

De destacar ainda o facto da Loja dos Achados ter também uma componente solidária, uma vez que parte da receita será doada à Casa do Gaiato de Setúbal. E também os clientes podem fazer os seus donativos, se assim o entenderem.

Com ou sem caixa, os produtos estão totalmente funcionais

Quem segue o Echo Boomer sabe que somos adeptos de produtos ditos recondicionados/segunda mão. Pelo que aproveitámos e trouxemos alguns produtos da Loja dos Achados, como um forno multifuncional da Ninja e um aspirador vertical com fios da Ariete. E com ou sem caixa, a verdade é que estão totalmente funcionais e como novos, como se fosse a primeira vez que esses produtos estivessem a ser usados

Quanto a novas lojas em regime de franchise, Josefa contou que já existem mais interessados: “Já temos mais uma pessoa interessada neste modelo de negócio para um espaço na zona de Castelo Branco. A única regra é que não queremos duas lojas uma perto da outra, mas sim uma loja por distrito. Portanto, o objetivo é expandir.”

A Loja dos Achados em Setúbal está aberta de segunda a sábado das 10h às 12h e das 15h às 19h. De resto, podem aderir aqui ao canal de WhatsApp, bem como seguir a página de Facebook. Para quem quiser tornar-se franchisado, pode contactar diretamente a responsável Josefa através do 914065898.

Publicidade
- Publicidade -

1 Comentário

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados