Há uma nova rival da Steam Deck e da Asus ROG Ally, com o melhor de dois mundos.
Primeiro veio a Valve com a sua Steam Deck, depois a ASUS, a Lenovo e a MSI, para não falar de outras marcas como a Ayaneo, que disparam máquinas de jogos portáteis “todos os meses”. Agora, o próximo grande jogador neste segmento é a ZOTAC, uma marca de componentes mais conhecida por placas gráficas.
A tecnologia chinesa apresentou na Computex a ZOTAC Zone, uma nova máquina de jogos portátil – uma consola, no fundo – com um formato e características muito familiares, e algumas tecnologias de ponta inesperadas, pois a marca parece não ter poupado no melhor que existe.
A ZOTAC Zone apresenta-se com um ecrã de 7 polegadas AMOLED FullHD de 1080p, ou seja, um ecrã que compete tanto com a solução da Asus ROG Ally, mas com tecnologia OLED encontrada na Steam Deck OLED. De destaque, a ZOTAC Zone oferece também analógicos com Hall Effect, precisos e livres de stick drift, e conta ainda com dois trackpads, como os da Steam Deck. Esta máquina oferece ainda algo que a competição não dispõe, como uma webcam frontal e, até, um suporte integrado, como aquele que encontramos na Nintendo Switch.
A nível de design, é bastante familiar na disposição dos botões e, na sua traseira, há mais gatilhos personalizáveis e ajuste de fast-trigger, nos gatilhos principais. Já a nível de características, a ZOTAC Zone aproxima-se mais da oferta da Asus, tanto no modelo original como da revisão revelada na semana passada. Conta com um processador AMD Ryzen 7 8840U de 8 núcleos e 16 threads até 5.1GHz; o seu GPU é o mesmo, um AMD iGPU de 12CU a 2.7Ghz; suporta e-GPU via USB4; conta com 16GB de memória LPDDR5X-7500; oferece 512GB de armazenamento, suporte de disco M.2 NVMe 2280 SSD PCIe4x4, e conta com uma bateria de 48.5Wh
Como a maioria das opções (com exceção da Steam Deck), é também uma máquina Windows, com Windows 11 pré-instalado, tornando-se compatível virtualmente com toda a oferta de jogos para PCs Windows.
Com lançamento para o terceiro trimestre deste ano, ainda não há data, preços nem perspetivas de desempenho desta aposta da Zotac.