Vitalina Varela é o filme português candidato aos Óscares 2021

Substitui Listen, de Ana Rocha de Sousa, que foi desconsiderado pela Academia Americana de Cinema.

Vitalina Varela
- Publicidade -

A notícia caiu quase que nem uma bomba na semana passada. Listen, de Ana Rocha de Sousa, o filme português mais visto do ano e que tinha sido definido como o candidato português à categoria de Melhor Filme Internacional nos Prémios da Academia Americana de Cinema, ou seja, para a 93ª edição dos Óscares, foi desconsiderado pela Academia Americana de Cinema.

Tal obrigou a Academia Portuguesa de Cinema a efetuar uma nova votação para os três nomeados pré-selecionados anteriormente: Mosquito, do realizador João Nuno Pinto; Patrick, do realizador Gonçalo Waddington; e Vitalina Varela, do realizador Pedro Costa.

Sabemos agora que a escolha recaiu em Vitalina Varela.

Vitalina Varela estreou-se em 2019 no Festival de Locarno, na Suíça, onde recebeu o prémio máximo, o Leopardo de Ouro, assim como a protagonista, Vitalina Varela, duplamente premiada como melhor atriz. O filme, com produção da OPTEC, conta a história de uma mulher que viveu grande parte da vida à espera de ir ter com o marido, emigrado em Portugal. Sabendo que ele morreu, Vitalina Varela chegou ao país três dias depois do funeral.

Desde então, o filme já foi exibido em mais de 50 festivais de cinema, cinematecas e ciclos dedicados a Pedro Costa, tendo sido premiado na maioria dos certames, como o Festival de Cinema de São Francisco, nos Estados Unidos, em abril, que deu ao realizador o prémio Persistence of Vision.

A 93ª edição dos Óscares acontece no dia 25 de abril de 2021, no Teatro Dolby, em Los Angeles, durante a qual a Academia Americana de Cinema irá distribuir prémios em 23 categorias.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Nomadland é o grande vencedor dos Óscares 2021

Já Anthony Hopkins ganhou o Óscar de Melhor Ator, exatamente três décadas após a vitória por The Silence of the Lambs.

Conhece os nomeados para os Óscares de 2021

O filme para a Netflix, Mank, lidera com 10 nomeações.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Fórmula 1 – Grande Prémio da Hungria fica para a história graças a um Alpine e a um Mercedes

O Grande Prémio da Hungria fica marcado por uma primeira volta cujos acontecimentos, proporcionados em grande parte pelo Mercedes nº 77, conseguiram meter 5 pilotos de fora, mas também pela vitória de Esteban Ocon e ainda por termos não um, mas dois carros da Williams nos pontos.

Preparem a carteira: Combustíveis voltam a aumentar de preço já amanhã

Começa a ser um mau hábito, mas os portugueses não conseguem fugir desta realidade.