Vai ser possível visitar os novos trabalhos arqueológicos em Troia ainda em setembro

- Publicidade -

Mas atenção: é num dia específico e os lugares são limitados.

Os trabalhos de escavação arqueológica nas Ruínas Romanas de Troia, iniciadas em abril e previstas na Declaração de Impacte Ambiental da UNOP 4, têm revelado inúmeras e surpreendentes descobertas e vão permitir um melhor enquadramento do desenvolvimento turístico relativo ao património histórico da área. O dia 24 de setembro, em plena comemoração das Jornadas Europeias do Património, foi a data escolhida para um Dia Aberto às escavações arqueológicas, uma oportunidade única de conhecer melhor in loco as novas descobertas.

As arqueólogas responsáveis pelas escavações acreditam ter descoberto uma hospedaria do século XVII onde as pessoas pernoitavam quando vinham à Festa de Nossa Senhora da Tróia ou quando aguardavam a passagem de barco para Setúbal. As escavações permitiram também descobrir uma área de calçada, provavelmente do século XVIII, que seria um espaço público diante da hospedaria.

As descobertas continuam agora na área a sul da Capela de Nossa Senhora do Rosário de Troia, onde os vestígios demonstram uma ocupação romana muito intensa, e comprovam que esta capela foi construída propositadamente numa área já sacralizada que perdurou no imaginário popular.

Sob este cemitério, há vestígios de uma possível domus – casa romana – mais antiga, demonstrando a sobreposição de diferentes fases e tipos de ocupação, e o quanto há ainda por descobrir sobre este monumento nacional.

Após finalizados os trabalhos de escavação, prevê-se a construção de um novo acesso à Capela de Nossa Senhora do Rosário de Troia, sobrelevado, que permita o acesso a visitantes e devotos, dando a conhecer a história que estará na origem deste culto que tamanha devoção tem ainda nos dias que correm.

As visitas terão um número limitado de participações, pelo que requerem inscrição via email. Cumprindo-se as recomendações da DGS, será possível inscrever-se nos seguintes horários: 11h; 11h30; 14h30; 15h e 16h.

- Publicidade -

1 Comentário

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados