VI edição do Ciclo de Concertos de Coimbra acontece em maio

- Publicidade -

Há 30 atividades presenciais e online para descobrir a cidade.

Ciclo de Concertos de Coimbra

Apontem na agenda os dias 28, 29 e 30 de maio. É nessas datas que acontece a VI edição do Ciclo de Concertos de Coimbra, que vai contar não só com várias atividades presenciais nos locais mais emblemáticos da cidade, como também com transmissões online através das redes sociais do evento. Este ano, sob o tema pontes e (re)encontros, de forma a destacar a geografia da cidade que acolhe o evento, bem como o reencontro das pessoas com a fruição da arte e da cultura, o Ciclo vai reunir cerca de 30 atividades na cidade e no distrito de Coimbra.

A programação deste ano apresenta oito ecléticos concertos de música clássica, com destaque para o concerto de abertura, que marcará simbolicamente o reencontro entre nações, através de uma cooperação entre a Orquestra Clássica do Centro, dirigida pelo maestro romeno Constantin Grigore, e o solista romeno Jeffery Macsim, que se realiza no Grande Auditório do Convento de São Francisco. Por sua vez, o concerto de encerramento irá ao encontro de um dos compositores mais celebrados dos nossos dias, Frédéric Chopin, interpretado pelo aclamado pianista Artur Pizarro.

Os diversos concertos do Ciclo contam com um reportório vasto e diversificado que vai desde os corais de música antiga dos Moços do Coro até à contemporaneidade do H4nds Duo, este último que será o concerto solidário desta edição, cujas receitas revertem a favor ADAV- Associação de Defesa e Apoio da Vida e da LAHUC – Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Como já é tradição no Ciclo de Concertos de Coimbra, será dedicado um espaço especial aos talentos musicais emergentes da cidade.

O Seminário Maior de Coimbra recebe o concerto intimista do grupo de música de câmara OpuSpiritum Ensemble. A abrir o terceiro e último dia do Ciclo, o célebre maestro António Victorino d’Almeida irá apresentar-se, revisitando o seu registo de pedagogo, no Conservatório de Música de Coimbra. Destaca-se também a estreia da Orquestra Arco Ribeirinho Sul, regida pelo jovem e premiado maestro e pianista Leonardo Hilsdorf.

O Ciclo de Concertos de Coimbra contará, ainda, com outras iniciativas, que antecedem a programação artística principal. Entre 5 e 27 de maio decorrerão cinco conferências/conversas subordinadas ao tema “saber ouvir” em coorganização com a RUC, Jornal de Coimbra e Centro Cultural Penedo da Saudade. Haverá também uma masterclass ministrada pelo pianista Leonardo Hilsdorf, um workshop sobre música eletroacústica dirigido pelo compositor Jaime Reis e, ainda, um périplo por três dos órgãos ibéricos presentes na cidade de Coimbra.

Os bilhetes para vários dos espetáculos já estão disponíveis na Ticketline. Para mais informações, devem consultar o site oficial do evento.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados