A equipa da Xbox vai abrir o jogo com uma decisão inédita.
Na semana passada, a equipa da Xbox anunciou que iria aumentar o preço da sua subscrição Xbox Live Gold um pouco por todos os territórios. O que significa que jogar online na Xbox ficaria mais caro para muitos jogadores, sendo a alternativa mais económica o acesso ao Xbox Game Pass Ultimate, que também oferece as vantagens do Xbox Live Gold.
Durante um dia, a comunidade e várias personalidades da indústria criticaram e fizeram-se ouvir sobre esta decisão, especialmente quando o Xbox Live Gold, infelizmente, é também uma barreira para os jogadores que tiram partido das suas consolas para jogarem títulos considerados Free-to-play, como Apex Legends, Fortnite, Rocket League ou até Call of Duty: Warzone, só para nomear alguns.
Felizmente, a equipa a Xbox ouviu a comunidade, os seus receios e expectativas e, com base nisso, acabou por reverter o plano inicial de aumento dos preços, admitindo até que “cometeram um erro” e agradecendo pelo feedback. Mas houve algo mais.
A equipa da Xbox anunciou que a barreira existente no acesso a jogos free-to-play vai deixar de existir. Quer isto dizer que, em breve, não será necessária nenhuma subscrição para jogar jogos considerados gratuitos, como os enunciados em cima.
O acesso pago a jogos free-to-play é algo que sempre existiu desde a origem do Xbox Live Gold e tem sido um aspeto muito criticado, especialmente quando a concorrência direta no campo das consolas, como a PlayStation, não requer o PS Plus para tirar partido das capacidades online de jogos gratuitos.
Ainda sem data para a remoção desta barreira, esta é, sem dúvida, uma excelente notícia para muitos jogadores, podendo incentivar até novos jogadores a juntarem-se à família Xbox. Contudo, o Xbox Live Gold continua a ser um requerimento para a utilização de funções online em jogos que não são free-to-play.
O Xbox Live Gold, além do acesso ao online, inclui a oferta mensal de jogos, acesso a demos e versões de teste todas as semanas e descontos exclusivos, com mensalidades que começam nos 6,99€. Em alternativa, os jogadores podem ter também acesso a todas as vantagens do serviço através do Xbox Game Pass Ultimate, que dá também acesso a uma biblioteca selecionada de jogos na consola, no PC e na Cloud, a partir de 12,99€ por mês.