As vantagens e inconvenientes das compras online

Embora os consumidores estejam a aderir cada vez mais ao comércio online, existem sempre aspetos a melhorar.

vantagens inconvenientes compras online
- Publicidade -

É certo e sabido que, num mundo cada vez mais tecnológico, é perfeitamente natural constatarmos que o acesso à Internet é cada vez mais frequente. Aliás, apesar de ainda existirem portugueses que não têm Internet em casa, essas pessoas podem, por exemplo, utilizar redes públicas, como aquelas de bibliotecas e cafés, e navegar à sua vontade. Mas sempre com os devidos cuidados, claro.

E com o acesso ao digital, algo que também acaba por registar uma grande taxa de crescimento é precisamente o comércio online. Porquê? Devido às inúmeras vantagens. Aliás, este crescimento chega até a mercados tão específicos como a venda online de sementes de cannabis.

Segundo um estudo realizado pelo Observador Cetelem, constatou-se que 65% dos inquiridos considerou a comodidade como a maior vantagem. Logo em seguida, surge como vantagem a possibilidade de comprar em qualquer local e de querer evitar deslocações (55%) e, em terceiro lugar, o facto de ser possível evitar multidões (53%).

Outra das vantagens referidas diz respeito ao facto de, através do online, ser possível adquirir produtos que não estão disponíveis em Portugal (18%). Um desses casos é a Royal Queen Seeds, que, apesar de não possuir lojas em Portugal, faz envios para o nosso país. Nesta loja online é possível comprar todo tipo de sementes de cannabis, como, por exemplo, a cannabis indica.

Se pensarmos bem, são tudo vantagens que fazem sentido. Por exemplo, muitas são as ocasiões em que alguém se desloca a uma loja porque tem interesse em determinado produto, testa minimamente o aparelho e, através do smartphone ou PC, pesquisa pela loja que possui o melhor preço de venda. É frequente isto acontecer, até porque, na Internet, os preços sofrem muitas oscilações. Recomenda-se, se for possível, que utilizem uma ferramenta que faça o registo das flutuações de preço ao longo dos últimos meses.

Até para alimentos o online é perfeito, sendo possível garantir ótimos preços sem que tenhamos de sair de casa. Talvez só na questão do vestuário o online possa não ser tão útil, pois é bem provável que já tenham encomendado alguma peça de roupa e tenham acabado por devolver ou ser demasiado larga, por não servir ou simplesmente porque não gostaram da peça em si.

Mas não existem somente vantagens. Acabámos de falar nas devoluções, mas esse é precisamente um dos aspetos que os inquiridos do estudo Observador Cetelem mais referem como sendo uma desvantagem. E dependendo da loja em questão, o processo de devolução pode ser realmente uma chatice.

Além disso, vão também acontecendo outros azares, como atrasos na entrega do produto ou o mesmo danificar-se durante o transporte.

Já 29% dos inquiridos refere ainda que não confiam na qualidade dos artigos que se encontram para venda online. Na verdade, tudo depende do que escolhem e da loja em questão, mas é uma queixa válida.

E apesar do crescimento significativo do ecommerce em Portugal nas últimas décadas, a taxa de penetração do comércio online continua aquém da média europeia. Porquê? Falta de confiança/segurança. Muitos portugueses têm ainda receio de fornecer os seus dados, uma vez que acreditam que podem vir a ser eventualmente burlados.

Em suma, a verdade é que existem muitas vantagens, mas também desvantagens. Contudo, se tomarem todas as precauções, utilizarem métodos de pagamento como PayPal e escolherem uma loja fidedigna, então reúnem todas as condições para uma experiência de compra sem incidentes.

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,409FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
655SeguidoresSeguir

Relacionados

Fazem compras online? Têm de atualizar o número de telemóvel no banco até final de agosto

E depois também têm de adotar as soluções de autenticação forte.

Compras online vão ter novas regras em 2021

As novas regras vão obrigar a um passo extra para concluir uma compra na Internet.

Continente muda regras para compras online devido ao COVID-19

O grupo Sonae comunicou aos seus clientes a implementação de duas limitações temporárias no que ao Continente Online diz respeito.

Black Friday 2019: A Deco diz-nos para ter cuidado

Por cá, todas as lojas tentam o seu Black Friday e há descontos de ficar com o queixo no chão. No entanto, há também muitos falsos descontos...
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

BPI e Fundação “la Caixa” doam 1.000 computadores a escolas portuguesas

As entregas estão a ser feitas esta semana. De modo a apoiar o ensino digital e à distância de jovens...

Há novos equipamentos made in Portugal que ajudam a combater a COVID-19

São dois modelos distintos e uma solução de engenharia.