Unknown Mortal Orchestra são baixa de última hora no MEO Kalorama 2026

- Publicidade -

A banda Dry Cleaning assume esse lugar no MEO Kalorama 2026, atuando a 29 de agosto. A banda britânica vem apresentar os temas do novo disco Secret Love.

É já amanhã, dia 28 de agosto, que começa mais uma edição do MEO Kalorama, que acaba de ter uma baixa de última hora.

Os Unknown Mortal Orchestra cancelaram a sua atuação por motivos de saúde de um dos membros da banda. No lugar do grupo, surge agora no cartaz os britânicos Dry Cleaning, que atuam a 29 de agosto no Palco Sagres. O grupo, liderado por Florence Shaw, lançou este ano o álbum Secret Love, terceiro trabalho de estúdio que consolida o quarteto como uma das referências do novo post-punk britânico, com raízes na cena de South London.

De resto, há outras novidades no MEO Kalorama 2026. O Palco MEO assume, nesta edição, uma identidade arquitetónica assinada pelo Diogo Aguiar Studio, que concebeu uma “paisagem arquitetónica dinâmica” baseada em formas geométricas, camadas, transparências e variações de luz. A estrutura é composta por superfícies suspensas em malha prateada, distribuídas a diferentes alturas e profundidades, transformando o palco num elemento cénico que evolui ao longo do evento.

Já o Palco Sagres tem a sua identidade visual desenvolvida pela artista e designer Leonor Violeta, que parte do escudo da marca para criar uma linguagem gráfica contemporânea, com composições modulares inspiradas nos azulejos portugueses. O objetivo é traduzir a Alma Portuguesa num ambiente de celebração coletiva, com cor, ritmo e movimento adaptados ao contexto de festival.

A MEO, enquanto naming sponsor, destaca a sua estratégia de sustentabilidade social, com foco em inclusão, acessibilidade e segurança. A Fundação MEO coordena um conjunto de medidas que incluem intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, audiodescrição, plataformas de acessibilidade, espaços de vibração para pessoas surdas ou com perda auditiva, sala de pausa e áreas de apoio dedicadas.

Um dos principais destaques é a aplicação SENTIDO, lançada em junho deste ano e desenvolvida pela Fundação MEO, que foi desenvolvida para tornar festivais de música mais acessíveis. A app permite que pessoas com diferentes necessidades de acessibilidade planeiem e vivam a experiência do festival com maior autonomia.

O MEO Kalorama assume também campanha Não É Não como compromisso de tolerância zero face ao assédio e à violência, em parceria com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. A iniciativa está presente de forma visível em todo o recinto, através de ecrãs, instalações sanitárias e zonas de circulação, com QR codes que dão acesso direto ao protocolo de atuação, contactos úteis e mecanismos de denúncia.

Todas as equipas do festival – staff, segurança e operadores de bares e stands – receberam formação específica para reconhecer e responder a situações de assédio, com foco na escuta ativa, acolhimento e atuação eficaz. O festival disponibiliza canais de denúncia presenciais e anónimos, garantindo que as ocorrências sejam encaminhadas para espaços próprios, em articulação com entidades especializadas e autoridades competentes.

O Guia Repsol Food Experience é uma das novidades do recinto, reunindo três nomes de referência da gastronomia nacional: Henrique Sá Pessoa e Marlene Vieira, ambos com 2 Sóis Guia Repsol, e o Ciclo, dos chefs José e Cláudia Neves, também distinguidos com 2 Sóis e com o Sol Sustentável 2026. A proposta cruza gastronomia, território e sustentabilidade, com cozinha portuguesa reinterpretada, influência de técnicas e sabores de outras geografias e forte ligação a produtos locais e sazonais.

Nos dias 28, 29 e 30 de agosto, o Parque da Bela Vista recebe mais de 50 artistas, num cartaz que a organização descreve como diverso, representativo e inclusivo. Robbie Williams, Ms. Lauryn Hill (com os convidados especiais Wyclef Jean, Yg Marley e Zion), Deftones e Turnstile encabeçam o lineup, que inclui ainda Grace Jones, Interpol, Ravyn Lenae, Vince Staples, Clipse e Freddie Gibbs + The Alchemist.

Entre os nomes portugueses destacam-se Sam The Kid e Orquestra com Orelha Negra, MARO, Criolo, Amaro e Dino, e Bruno Pernadas, entre outros. O Palco PANORAMA LISBOA assume-se como um dos destaques do festival, inteiramente dedicado à música eletrónica.

Através da parceria com a Associação Chelas é o Sítio, o MEO Kalorama reforça também a ligação à comunidade local, criando oportunidades para artistas de Chelas apresentarem o seu trabalho perante um público mais alargado.

De resto, os bilhetes para o MEO Kalorama continuam disponíveis no site oficial do festival, na Fever, nas Lojas MEO e nos restantes locais habituais. Os bilhetes diários estão à venda por 65€ mais taxas, enquanto o Passe Geral custa 160€ mais taxas.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados