Apple Intelligence chegará a Portugal, mas não no iPhone e no iPad.
A Apple lançou recentemente uma nova versão beta do iOS 18, iPadOS 18 e WatchOS 11, mas essas atualizações têm um grande problema para os utilizadores de europeus: não oferecem o altamente esperado Apple Intelligence. A funcionalidade baseada em Inteligência Artificial, apresentada durante a conferência de abertura da WWDC, parece não ser bem-vinda ao velho continente.
A funcionalidade foi bloqueada às portas da Europa pela Apple, que não quer correr o risco de ser multada, ou investigada, por não cumprir o DMA. Mas a ausência do Apple Intelligence no iPhone e no iPad deverá beneficiar de uma exceção. Na verdade, os Macs podem não ser afetados por essa restrição.
A informação foi avançada no podcast Upgrade, graças a um ouvinte que forneceu novas informações sobre esse ponto, tendo destacado que notas recentes divulgadas pela Apple sobre cada versão beta do macOS Sequoia sugerem que o Apple Intelligence deverá estar disponível para os utilizadores europeus nos seus computadores.
Mas o que é o Apple Intelligence?
Durante a conferência de abertura da WWDC, que se realizou no passado mês de junho, a Apple apresentou a sua nova funcionalidade associada à inteligência artificial, denominada “Apple Intelligence”. A empresa demonstrou diversas opções, como a possibilidade de conversar com a Siri de uma forma mais inteligente (tendo em conta o contexto), ou atémesmo utilizar uma funcionalidade do estilo “borracha mágica” nas páginas web no Safari.
O Apple Intelligence também deverá ser capaz de gerar textos e imagens. Para as solicitações que exigem mais recursos, a empresa assinou uma parceria com a OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, para permitir que os utilizadores utilizem o poder da sua ferramenta.
Porque é que não ficará disponível na Europa?
A sua não disponibilização na Europa serve para que a Apple se possa defender das novas leis na Europa, que obriga à livre concorrência entre empresas. Isso impede a empresa de oferecer o Apple Intelligence no velho continente sem correr o risco de pagar uma multa de vários milhares de milhões de euros.