O Web Eraser poderá tornar-se numa dor de cabeça para a Apple.
Antes da edição deste ano da conferência WWDC, um rumor dava conta que uma funcionalidade, conhecida como Web Eraser, estava a ser testada pela Apple. Rapidamente, a mesma começou a causar alguma preocupação entre profissionais de marketing. Contudo, durante a WWDC, que se realizou um junho, a mesma não foi anunciada para o navegador Safari.
Agora, e como parte da quinta versão beta do iOS 18, iPadOS 18 e macOS 15 Sequoia, a Apple revelou um recurso chamado Distraction Control. Este controlo de distração pode ser acedido através do Menu Página, e depois na opção Ocultar itens de distração, para ser ativado.
Tal ação envolverá ocultar elementos que distraem ou que são considerados potencialmente irritantes. A seleção de tais elementos numa página web é feita pelo próprio utilizador. Se for o caso, o elemento em questão na área selecionada será, portanto, ocultado.
Apesar de reversível, o desaparecimento é acompanhado de uma animação e permanecerá ativo na próxima vez que consultarem o site. O pessoal do MacRumors aponta que não há sincronização entre diferentes dispositivos, pelo que a sua configuração é específica para cada dispositivo.
Web Eraser não é um bloqueador de anúncios
A funcionalidade pode abranger todos os elementos de uma página. Provavelmente para evitar polémica, a Apple tem o cuidado de esclarecer que a sua funcionalidade para o Safari não remove permanentemente anúncios e outros conteúdos atualizados com frequência.
Na medida em que não existe qualquer forma de bloqueio proativo, a Apple provavelmente está a evitar uma guerra com a União Europeia, que poderia levantar suspeitas quanto à invisibilidade dos banners que permitem a recolha do consentimento do utilizador.