Uber está a “obrigar” os motoristas a trabalharem com tarifas mais baratas

- Publicidade -

Não se percebe esta manipulação.

Em junho deste ano, a Uber estreou um novo serviço de viagens low cost no Porto, o UberX Saver. Já este mês, a empresa fez chegar esta nova tarifa à Área Metropolitana de Lisboa.

Essencialmente, trata-se de viajar com a Uber, mas a um preço mais simpático, sendo 25% mais económico para os utilizadores. Esta é uma nova opção de viagem disponível na aplicação em horários alternativos a um preço mais reduzido… mas será mesmo assim?

A Uber diz que o UberX Saver chega como mais um serviço para apoiar o regresso gradual à normalidade e a recuperação das nossas cidades, mantendo o mesmo conforto de sempre, e sem abrir mão das regras de segurança que a empresa adotou desde o início da pandemia Covid-19.

A Uber diz também que os horários de funcionamento não são fixos, uma vez que acompanham a dinâmica de movimentos da cidade. Mas os motoristas não são obrigados a trabalhar com esta tarifa.

Porém, se aceitarem, os motoristas poderão selecionar as áreas onde querem receber estas viagens mais baratas. Já quando houver mais movimento, o UberX Saver não estará disponível.

Mas se isto é algo que acontece na teoria, na prática a situação é bem diferente, pois a Uber está a ser acusada pelos motoristas de manipular o sistema, “obrigando-os” a trabalhar com tarifas mais baratas.

O relato foi-nos feito por um motorista TVDE. Ficámos curiosos e aproveitámos para fazer o teste. Definimos a mesma localização para esta simulação – Praceta Maria Lamas, em Setúbal -, em que este motorista não tinha a opção Saver ligada. No mesmo local encontrava-se outro motorista com a opção Saver desligada. Ou seja, estavam disponíveis dois motoristas a trabalhar com as tarifas normais. E como podem ver nas imagens abaixo, ao selecionarmos a opção de tarifa normal, a app dá indicação de que não existem automóveis disponíveis. Então, mas se os motoristas estão online na aplicação, prontos a trabalhar, como é que o serviço diz que não está disponível nenhum carro?

Já se este motorista ligar a opção Saver, logo aparece o veículo disponível na app. Nas redes sociais, os motoristas estão a acusar a Uber de manipulação, “obrigando-os”, de certa forma, a ligar esta tarifa mais barata para que possam receber viagens e transportar clientes.

Na verdade, quanto esta solução do Saver surgiu na Área Metropolitana de Lisboa, rapidamente os motoristas se aperceberam que algo se passava, pois a quantidade de pedidos diminuiu drasticamente.

O motorista TVDE que nos deu conta deste sucedido contactou a Uber a pedir esclarecimentos e esta foi a resposta: “Após a análise da sua conta, verificámos que parece estar tudo em ordem e que nada deveria impedi-lo de receber pedidos de viagem. Se considera que não está a receber pedidos, é provável que haja uma procura reduzida devido à altura do dia ou ao destino indicado. Também sabemos que, devido à situação global da COVID-19, uma vez que mais pessoas ficam em casa, a falta de viagens é um problema real para alguns motoristas. Estamos a trabalhar para o apoiar de várias formas, incluindo a introdução de promoções e novos produtos para criar mais viagens durante este período e ajudá-lo a aumentar os seus rendimentos.”

No mesmo email, a Uber dá ainda conta de que este motorista “poderá não receber pedidos de viagem devido a algumas falhas na aplicação”, algo que não faz qualquer sentido, uma vez que o seu veículo surge logo como disponível na app ao ativar a opção de baixo custo Saver.

Para os clientes, é natural que optem pelo Saver, pois sai mais barato. Mas era preferível a Uber ser honesta com os motoristas, uma vez que não são obrigados a ligar a tarifa mais barata e, consequentemente, a trabalhar com valores mais baixos.

Com esta situação, os motoristas TVDE estão a preferir trabalhar com outras aplicações do género.

- Publicidade -

41 Comentários

  1. Falta de consideração com o colaboradores pois como podemos transportar um passageiro sem saber seu destino,sem lógica por este motivo há muita desistência,e muitos indo pra outra plataforma ,e motivo de desistência

  2. E temos uma forma muito boa de eles escutarem e parar com essa palhaçada de tarifa minima a 6.00 reais.
    Ou nos dão uma tarifa digna ou todos nos paramos uma vez na semana ate eles nos escutarem e parar de nos escravizar.
    Parando todos nos uma vez na semana eu sei que nos fará falta
    Mais o prejuízo deles será iincalculavel.
    Sem motoristas não existe aplicativos.

  3. Hoje fiz uma corrida valor de 27 gando forame paga era 14 a ulber tá focando até louca

  4. Deveria ter uma tarifa mínima de 20 reais pras corridaspequena , fala sério corridas de 6 reais tô pagando pra sujarem meu carro brabo de eu pegar Deveria ter uma tarifa mínima de 20 reais pras corridaspequena , fala sério corridas de 6 reais tô pagando pra sujarem meu carro brabo de eu pegar

    Corrida de 6 reais fala sério não paga nem a limpeza do carro deveria ter uma tarifa mínima de 20 reais….

  5. Boa noite realmente estamos sendo escravizado nessa uber mais não adianta ficarmos aqui falando sem tomar uma atitude temos que fazer alguma coisa pois nossos gastos so Almenta a cada dia mais e mais a culpa e nossa mesmo que aceitamos oque eles impoe com esse preço de gasolina se fazemos uma viagem de 20 reais a uber cobra do passageiro 28 , 30 reais então estamos precisando de tomar alguma atitude esses babá ovo fica ai rodando dem tudo que a uber coloca que nem tem um comentário ai de um cara falando de promoção que aber esta dando vc fazer 90 corridas pra ganhar 120 reais com 3 dias tem que ficar fazendo essas corridas de 5 reais andando quase 4 ou 5 km onde que nos estamos ganhando nisso está na hrs de nos tomar alguma atitude rapaziada…

  6. No Brasil esse mesmo “golpe” foi dado, primeiro como opção, depois obrigação. É a neo-escravidão se “aperfeiçoando”.

  7. Mentira, a Uber está dando muitas promoções, o que acontece e que os motoristas que querem fazer vários app não tem frequência na plataforma Uber, aí ficam fora das promoções, mas eu que sou efetivo ganho muito bem..

    • Isso e um puxa saco a Uber está acabando com a classe no Brasil 3lq não reduziu as tarifas aqui reduziu nossos ganhos e quase se iguala ao nossos ganhos sendo q temos q tirar para combustível pessoas e nos alimentar hoje temos que trabalha 14 horas por dia só q a Uber só deixa trabalha 12 horas se agente quiser paga o carro e conseguir nos alimentar e a Uber não está nem aí para o motorista aqui em Manaus a classe está preparando um boicote com a Uber com uma nova plataforma q entrou no mercado e foi muito bem aceita

    • Vc não sabe o que vc fala… Quero ver quando vc precisar trocar os 4 pneus e fazer uma pequena manutenção na suspensão do seu carro. Eu só trabalhava com a Uber, e não tenho a mesma observação sua.

    • Assinou carteira? Parabéns, ganhando muito e gastando 1uanto de combustível, faz as contas aí e depois posta…

  8. Eles não tem carro , não Gastão com combustível nem pneus e ainda querem forçar vc trabalhar de graça , eu parei com a Uber pura exploração

  9. Hj quinta feira 28 outubro liguei a Uber 9 ha da manhã e até agora passaram 12 ha e não peguei nenhuma corrida por que querem escravizar o motoboy recusei já mais de 50 corrida prefiro cruzar os braços merecem processo por aproveitar dos necessitados

  10. A realidade é essa: manipular os motoristas a trabalhar mais para eles ganharam mais. A Uber não altera o ganhos por km rodas. Ao invés disso, fica inventando Uber promo e Uber prioridade. Tudo isso para esconder a real verdade do porque não altera os ganhos dos motoristas por km rodado. A realidade é que enquanto o motorista estiver nas ruas fazendo compridas, a Uber está ganhando. Porém, o motorista tem que enfrentar grande jornadas de trabalho para conseguir um bom valor. Caso o motorista consiga ganhar um bom valor em um curto pedido de tempo, mesmo vai para de dirigir e, a empresa (Uber) para de ganhar. Ou seja, o interesse da empresa é que o motoristas continue nas ruas para o faturamento.

  11. Meu deus … Ninguem para ajudar , nem congresso ,nem senado , prefeitura , governo , ninguem ajuda os motorista . 99 uber tudo enviado do capeta , bando de pilantra. Tinha que acabar essa poca vergonha . alem de motorista ser assaltado morto na rua eles nao esta nem ai , sem falar na manutenção do carro.

  12. 29% bondade com a uber quem comentou sobre isso pois em Minas Belo Horizonte tá dando até 45% que estão levando dos motoristas isso é um roubo com os motoristas uber sem vergonha

    • Em Manaus e até 45%eles levam do motorista sem conta q estão mandando corrida de longa distância pra busca se recusa a taxa está caindo e não poderia cair isso e querer nos obrigar a busca o passageiro onde ele estiver não interessa a distância pra Uber

  13. Aqui no Recife está acontecendo o mesmo ficamos esperando chamadas no uberx e não vem quando ligamos o uberpromo as viagens fazem fila no app por ser viagens as vezes impossível de realizar por ser viagens lo gas e com preço altamente fora do normal ou seja muito barato sem condições de lucro algum

  14. Eu já não trabalho há mais de um mês na uber, eles roubam os motoristas na cara dura, 24.9% de comissão, enquanto o motorista que trabalhou 20 horas por dia, no final do mês não ganha 5% de todo o faturamento, mas a culpa é do próprio motorista, viagens acima dos 4 km eu deixo passar, não me importo em saber para onde vai, simplesmente ao aceito, eu trabalho para mim, então só aceito as viagens que eu quiser, normalmente nas dinâmicas, quando acabava a dinâmica eu desligava a aplicação ou ia a casa !!!

  15. Meus caros amigos Portugueses!

    Me chamo Fernando, eu era motorista de Uber aqui no Brasil e venho através deste comentário alertar vocês desse tal “Saver”.
    Está opção já existe aqui no Brasil a cerca de 1 ano, aqui ela é conhecida como Uber Promo (promo = promoção). É uma mentira quando a uber fala que o saver vai está disponível em apelas alguns horários, É MENTIRA, aqui no Brasil ela funciona 24h por dias. É uma mentira também quando a uber fala que as corridas são “apenas” 25% mais barato, existem corridas que chegam a 50%. É uma mentira quando a uber fala que é temporário, aqui no Brasil já está a valendo esta opção a mais de 1 ano.
    Eu abandonei a uber por conta desse tipo de falta de respeito com os seus motoristas, no Brasil, você andar de ônibus é mais caro do que vc andar de uber.
    Lembrando que na 99pop existe uma opção semelhante ao “Uber Saver” que se chama “99poupa” , está existe há mais tempo que o “uber promo”, está por sua vez é ainda pior do que o “promo” existem corrida até 60% mais barato.
    E na minha opinião a uber tem culpa disso, mas a maior culpa são dos motoristas mendigos que fazem este tipo de corrida. Se ninguém habilitar o saber, não terá corrida saver.
    SE VALORIZEM PESSOAL! ANTES QUE SEJA TARDE COMO NO BRASIL.

  16. Eu simplesmente nunca liguei esta opção e não me posso queixar dos pedidos que recebo, quase não tenho tempo para beber um café. Não entendo! A Bolt tb tem uma opção de tarifa económica e ninguém reclama? Eu nunca trabalhei com estas tarifas com preços mais baixos. Desde que a Uber acabou com o muitiplicador de tarifa que os oedidos aumentaram bastanta.

  17. Os “Pevides” que tomem atenção á estrada e ao que estão a fazer em vez de olharem para o telemóvel e procurarem pelos clientes!

  18. Simples tal e qual!!!!!
    Empresa Uber e bolt trabalham em conjunto, são a mesma empresa.
    A ratoeira esta montada dos dois lados, nao ha para onde escaparem.
    Se aumenta uma logo de seguida aumenta a outra, se uma da um passo a frente a outra logo também dá.
    Entendam jovens!!!!! O governo também nao ira fazer nada, pois quem esta a cargo da chefia das fiscalizações também recebe dinheiro por fora para nao fazer nada. Vcs nao aprenderam ainda????
    A uber ja ultrapassou os limites e somente os burros trabalham com ela. Então, acabam com o multiplicador, criam o saver, mas se vc nao aceitar trabalhar por uma tarifa mais baixa eles escolhem o multiplicador pra si e fazem de si escravo, mando e obrigando a trabalhar com a tarifa imposta por eles.

  19. Plataformas com práticas ilegais manipuladoras roubam constantemente os motoristas , o pretexto é dár viagens mais baratas aos utilizadores mas eles( uber e bolt ) não dão nada a ninguém pois eles não abdicam das comissões exageradas, não têm gastos e não abdicam das comissões exploratórias.
    Onde vão eles tirar para dár aos utilizadores?
    Vão roubar aos motoristas com despesas que são balbúrdios, combustíveis , seguros altissimos , desvalorização da viatura, manutenções, ter que trabalhar acima das horas legais para tirar lucro .
    Onde está a fiscalização a estas plataformas que roubam , e sem avisos prévios mudam as práticas de trabalho na app mudam tarifas quando bem lhes apetesse roubando os motoristas.
    Ladrões e as entidades que regularizam esta actividade nada fazem.

  20. Na verdade estas aplicações fazem o que querem porque não há qualquer controle ou regulamentação por parte de quem o deveria fazer.
    Na verdade não é só a uber a faze lo, também a Bolt tem uma tarifa económica e gostaria de saber se é legal já que a lei diz que a tarifa mínima deve ser 2,50€.
    Isto ao contrário do que dizem estas empresas, acontece en qualquer horário e em qualquer local. Depois estas empresas têm uma forma predadora de estar no mercado. O critério de atribuição de viagens nos últimos meses mudou muito. Temos recolhas de passageiros a muitos kilometros e a muito tempo de distância, na maior parte das vezes para viagens de valor mínimo. Isto obviamente leva ao cancelamento por parte dos motoristas e consequentemente ao bloqueio por taxa de cancelamento elevada, como se os motoristas não tivessem contas a pagar, bem famílias para sustentar.
    Isto tudo feito nas “barbas” de quem deve fiscalizar.
    Temos carros pagos a peso de ouro, combustível a preço de ouro e serviço a preço da chuva. VERGONHOSO.
    Toda a gente ganha muito dinheiro, menos quem trabalha.

  21. Uber viagem 25 porcento mais baratas mais 25 porcento de comiçao bolt em dinamica nao passa de 1.3 chega se a conclusão que isto tem que a ver uma paralisação a serio é uma vergonha

  22. Escravatura moderna…aliás escravos continuamos todos a ser ganhes 500 ou 5000. Apenas não levas porrada e tens melhor qualidade de vida!

  23. É simples companheiros desligam essa opção e pronto eu não trabalho com a mesma e tenho pedidos

  24. A culpa é do governo ? Eu sou tudo menos adepto da corja xuxa, mas a culpa é vossa que aderem a essa plataforma de ladrões e aceitam tudo. Foquem-se na concorrência. E foquem-se em “destruir” a concorrência desleal dos imigrantes paquistaneses, indianos, etc, ilegais, que aceitam trabalhar por metade do preço. Façam-lhes “ver”…se é que me entendem

  25. É muito simples,desde o primeiro dia que esse serviço entrou na aplicação que eu não aderi ou seja desactivei e não foi por isso que deixei de ter viagens e muitas felizmente.

  26. E de louvar a coragem obrigado pela reportagem.
    Mas os colegas e que não estão a pensar bem quando não me agrada desligo.
    Se todos desligassem a aplicação e trabalhassem com a concorrência a Uber pensava duas vezes mas eles continuam a trabalhar com o barato.
    Eu praticamente já não trabalho com eles na semana faço 5 a 10 horas na Uber e não estou descontente com a facturação da concorrência. Um abraço João Sampaio

  27. Eu sou motorista Uber e só trabalho com essa plataforma, mas a opção Uber saver não sabe o que é estar ativa na minha conta!! A Uber é engraçada tenho que o admitir, tem piadas excionais, o preço dos combustíveis disparam e estou sempre a subir e a Uber lança uma opção de viagem ainda mais barata quando devia era aumentar ao valor das viagens. Bem faço eu que tenho que fiz por ter uma carteira de clientes bastante estença e Graça a Deus não me falta trabalho. Prefiro não trabalhar do que ser roubado! Meus colegas de trabalho vamos unirmos e lutar contra estes ladrões que tanto nos roubam

  28. Boa Tarde, por acaso ainda não viram que a culpa é dos motoristas que utilizam o uber saver pois senão houver quem ligue o saver a uber não pode obrigar ninguém a fazer saver pensem nisso…

  29. Caro Alexandre Lopes,
    Os meus parabéns pela sua coragem em fazer esta pequena reportagem, esta situação é vergonhosa e muito prejudicial para os clientes já habituados ao transporte por aplicativos. Desde inícios de 2020, todos os motoristas de app deixaram de ser parceiros de negócio e passaram a ser reféns do negócio os que até hoje resistiram, porque muitos fecharam a loja. Seria ótimo esclarecer os cidadãos de que quando a UBER anuncia viagens low cost ao cliente de que o desconto praticado é suportado pelos motoristas e ou operadores de TVDE. Ou seja a comissão que a uber cobra é de 24.9% ao operador/motorista mais os 25% de desconto nos serviços Low Cost dá a modica quantia de 49.9%, pergunto eu como é possível esta situação ao abrigo da lei 45/2018. A viabilidade do negocio para os ditos parceiros está a muito asfixiada, já não falando do investimento por estes feito para ser o tal suposto parceiro de negocio. Os meus cumprimentos.

  30. Na realidade a uber saver está a fazer a viagem a 50% e não 25%.
    Ao fazer simulação podem comparar os valores.
    A Uber sempre fez estas intrujices. Inclusivamente chegámos a constatar que o passageiro pagava um valor superior ao que nos apresentavam no final da viagem.
    Retiraram o multiplicador, que era a forma que tinham para nós enganar a trabalhar em low cost. Como todos os motoristas aprenderam a usar o mesmo, retiraram e colo aram o u er saver…
    A culpa é deste des-governo que nada faz é deixa as plataformas fazer o que lhes apetece.
    Convém também dar conhecimento que assim que a uber retirou o mtiplicador, a Bolt baixou as tarifas dinâmicas, bloqueando acima de 1.3x neste momento. Mesmo com inúmeros pedidos de passageiros, a tarifa não passa de 1.3x. É se no mesmo local ligarmos a u er, a dinâmica é de 2.0x.
    Portanto cabe ao des-governo meter esta gente na linha porque andamos a ser roubados a descarada e impunemente!

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados