Trotinetes Whoosh vão, em breve, detetar quando dois utilizadores estão numa única trotinete

- Publicidade -

Este é um dos problemas mais difíceis de ultrapassar no que toca à micromobilidade.

Quantas e quantas vezes não vemos por aí jovens a circularem de trotinetes, mas dois de cada vez quando o suposto é apenas termos uma pessoa por veículo? Não só não faz sentido, como é altamente perigoso, pois com peso extra e acima do recomendado, estes veículos de duas rodas podem não responder da mesma forma, sendo bastante mais fácil perder o equilíbrio.

Ora, e sabendo desta problemática, a Whoosh, que chegou no passado mês de julho a Portugal, encontra-se a implementar uma tecnologia que visa solucionar este problema de segurança identificado ao nível da micromobilidade. Através de informação recolhida pelos sensores instalados nas trotinetes, ligados a uma plataforma própria de sharing, em conjunto com o algoritmo de análise criado e os dados analíticos das viagens, torna-se possível identificar quantas pessoas estão a andar numa determinada trotinete.

Esta tecnologia é bastante mais complexa do que uma simples medição do peso da pessoa que conduz a e-scooter e tem em conta diversos parâmetros relativos ao estado da trotinete e à viagem. Como exemplo, a avançada tecnologia pode identificar a diferença entre o facto de estar uma pessoa de 90kg a conduzir, ou duas pessoas, que pesam exatamente o mesmo.

A elaboração deste algoritmo levou mais de um ano, e neste momento está a ser testado em inúmeras trotinetes. Assim que os testes estiverem finalizados, a tecnologia será implementada em todos os veículos da empresa.

Nesta fase, é incerto indicar o volume real deste tipo de viagens, tendo em conta que a Whoosh entrou no mercado há sensivelmente um mês, mas nas próximas semanas já será possível perceber as violações desta regra, com a ajuda da tecnologia IoT usada pela marca.

Considerando o regulamento do serviço, é estritamente proibido duas pessoas se deslocarem na mesma trotinete. No entanto, alguns utilizadores incumprem esta regra. Nas e-scooters Whoosh há uma informação que avisa o utilizador sobre esta proibição, para além de ser uma regra explicada nas instruções que aparecem, após a instalação da aplicação. O perigo de viagens a dois é especificado em detalhe na página web e na app, sendo sempre possível voltar a ler as regras de utilização, de forma a garantir que as viagens são feitas em segurança e de forma ética. Ao consultar esta informação específica, os utilizadores também podem obter um código promocional, que lhes dará acesso a desconto para as viagens.

A Whoosh reforça, e é de conhecimento público, que viagens em trotinetes são apenas para maiores de 18 anos e deslocações a dois são garantidamente pouco seguras, dado que é muito fácil perder o equilíbrio, sendo os casos mais preocupantes aqueles em que o passageiro é um menor.

A tecnologia de deteção de viagens a dois faz parte do projeto analítico da Whoosh, no qual também serão, muito em breve, implementadas tecnologias de deteção de viagens realizadas por menores, estilo de condução e avaliação da qualidade do pavimento.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados