Projeto TransforMAR promove recolha de resíduos em 20 praias de norte a sul do país

Todo o plástico recolhido à margem deste projeto será convertido em donativos para projetos de impacto ambiental.

- Publicidade -

Está prestes a arrancar a 4ª edição do projeto TransforMAR, que este verão estará em 20 praias, marítimas e também fluviais, para sensibilizar os veraneantes para os princípios da economia circular, através de uma boa conduta em praia. A Brigada do Mar volta a juntar-se ao projeto e o plástico recolhido será convertido em donativos para projetos de impacto ambiental.

Marcando presença em 15 praias marítimas e cinco praias fluviais, de norte a sul do país, durante os meses de julho, agosto e setembro, o TransforMAR disponibilizará um depósito próprio, onde os veraneantes devem colocar o seus resíduos de plástico e metal, evitando que este acabe nos rios, lagos e mar.

Paralelamente, em parceria com a associação Brigada do Mar, o TransforMAR irá promover ainda, ao longo do ano de 2021, várias ações de limpeza de praias marítimas e fluviais, tendo a primeira decorrido ontem, dia 29 de junho, na praia fluvial Palheiros e Zorro em Coimbra.

Sendo a promoção dos princípios da economia circular um dos pilares deste projeto, todo o plástico recolhido terá uma nova vida, à semelhança dos anos anteriores em que foi transformado em aparelhos para a prática de atividade física, em mobiliário urbano e em donativos monetários para IPSS locais nos concelhos onde esteve presente.

Nesta 4ª edição, o plástico será igualmente convertido em donativos monetários para IPSS, escolhidas pelas Câmaras Municipais das praias aderentes, para que sejam aplicados em projetos de impacto ambiental.

Nos últimos três anos, o projeto TransforMAR permitiu recolher mais de 50 toneladas de resíduos plásticos e metal nas praias portuguesas.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Acesso às praias da Arrábida via carro interdito até ao final de setembro

Foi no passado dia 31 de maio que a Câmara Municipal de Setúbal aprovou o programa Arrábida Sem Carros e em Segurança 2021, que define regras no acesso às praias da Arrábida.

Nova iniciativa estima recolher perto de quatro toneladas de plástico nas praias portuguesas

Uma ação que vai decorrer até ao final do ano nas praias da Lagoa de Albufeira (Sesimbra), Melides, Carvalhal e Tróia.

MEO Beachcam já permite aceder a imagens de mais de 100 praias portuguesas

O site, criado em 1998, foi pioneiro na Europa na transmissão gratuita de imagens em tempo real e na prestação de serviços de informação sobre as praias do litoral português.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Festival de Francesinhas chega ao Seixal pela primeira vez

De carro, de barco, de comboio, de bicicleta... Todos os caminhos vão dar ao Seixal entre os dias 4 e 14 de novembro.

Governo vai reduzir o imposto sobre os combustíveis

E vai também fazer uma monitorização permanente da evolução dos preços.

Passatempo O Último Duelo – Temos 10 convites duplos para as antestreias em Lisboa e Matosinhos

O Último Duelo chega aos cinemas nacionais a 28 de outubro.