Ano novo, comissões novas.
Em julho do ano passado, o Parlamento aprovou uma legislação que indicava o fim das comissões bancárias para “para determinadas operações de baixo valor” relativamente às transferências MB Way. Hoje, dia 1 de janeiro de 2021, essa legislação entrou em vigor. Mas embora as transferências sejam gratuitas, existem vários limites.
Para já, são consideradas operações de baixo valor aquelas que não excedem os 30€. Além disso, e para ficarmos isentos de comissões, não podemos nem ultrapassar o limite mensal de 150€ em transferências, nem efetuar mais de 25 transferências por mês.
Acima disso, é aplicada uma taxa igual ao do regulamento de transferências da Comissão Europeia, na percentagem de 0,2% para cartões de débito e 0,3% para os cartões de crédito.
Mas há bancos que vão mais além, como é o caso do Santander, que isenta todas as transferências “sem limite de montante e de número de operações realizadas”, com as transferências MB Way a poderem ser realizadas tanto na app do banco como na própria app do serviço. O mesmo acontece com o Novo Banco.