Transferências imediatas para bancos da zona euro ficam disponíveis até final de 2020

Tal já era possível, desde setembro de 2018, entre bancos nacionais. Agora vai acontecer o mesmo, mas para bancos dentro da zona euro.

Transferências imediatas
- Publicidade -

É o que diz um comunicado do Banco de Portugal sobre o Relatório dos Sistemas de Pagamentos de 2019.

Em 2020, será concretizada a adesão da comunidade portuguesa ao serviço pan-europeu para liquidação de transferências imediatas, que permitirá a realização de pagamentos à escala europeia em poucos segundos.

O que é que isto quer dizer? Por exemplo, imaginando que necessitam de fazer uma transferência para um banco francês. A partir do fim do ano, essa mesma transferência poderá ser realizada em poucos segundos, eliminando-se o tempo de espera de alguns dias úteis.

“Até ao final de 2020, será concretizada a adesão da comunidade nacional ao TIPS – TARGET Instant Payments Settlement, o serviço pan-europeu para a liquidação de transferências imediatas. O TIPS complementará a solução nacional e permitirá a realização, à escala europeia, de pagamentos em poucos segundos”, diz o mesmo comunicado.

Ainda para 2020, “está prevista a definição de uma estratégia nacional para os pagamentos de retalho. O objetivo desta estratégia é a modernização dos pagamentos de retalho ao serviço dos cidadãos, das empresas e dos organismos da Administração Pública, adequando-os às exigências do mercado e às expetativas renovadas que decorrem da evolução tecnológica”.

- Publicidade -

Sigam-nos

12,784FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
656SeguidoresSeguir

Relacionados

App DABOX da CGD já permite fazer transferências entre vários bancos

A Caixa Geral de Depósitos chama-lhe a "primeira solução de open banking em Portugal". Falamos, claro, da DABOX, app que permite agora fazer transferências entre os diferentes bancos do utilizador, sem necessidade de sair da aplicação.

Vão ser impostos limites em algumas comissões praticadas pelos bancos

Este princípio de acordo visa, essencialmente, travar os bancos de cobrarem aos seus clientes por tudo e mais alguma coisa.

Metro de Lisboa vai renovar bancos de todas as carruagens com cortiça

E por três motivos: a cortiça é de origem nacional, é um material amigo do ambiente e é mais fácil de manter.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Zimbra. Esta ferramenta facilita a gestão das contas de email

É uma solução que surge por parte da Ikoula.

Experimentámos a aplicação REV, dos The Gift

Com o lançamento da nova aplicação REV, os The Gift abriram as portas a todos.

Governo japonês quer mesmo realizar os Jogos Olímpicos de Tóquio este ano

Esta semana, o The Times noticiou que a competição não iria acontecer.