Torres Novas vai ganhar um novo miradouro sobre o Castelo e a Serra de Aire e Candeeiros

- Publicidade -

Está aberto o concurso para a criação do Miradouro de São Pedro, na zona alta da cidade.

Os habitantes de Torres Novas vão ganhar, em breve, um novo miradouro com vista sobre o castelo e a Serra de Aire e Candeeiros.

Na reunião camarária de 14 de fevereiro foi conhecida a aprovação para a abertura de concurso público para a construção do Miradouro de São Pedro, na rua Miguel Arnide, junto à zona vulgarmente conhecida como Planalto. Como explicado no site institucional, o miradouro foi “desenhado de forma a evocar o cenário nos seus aspetos que são também traços indeléveis de Torres Novas como cidade e como concelho: o Sol, a Serra, o Rio Almonda e o Castelo“.

A obra prevê a utilização de elementos que homenageiam o município, como o brasão da cidade de Torres Novas nos portões e o desenho dos gradeamentos, que evocam a imagem adotada pela Câmara Municipal nos seus documentos oficiais, “com a intenção de ligar o equipamento à iniciativa da edilidade“.

O miradouro vai estender-se numa plataforma a construir a partir do passeio, prolongando o espaço público até ao varandim sob a forma de uma praça, dando continuidade à calçada portuguesa do passeio. A Norte será construída uma escadaria para permitir o acesso a todo o terreno subjacente, e a Sul uma varanda sobre aquele espaço.

Quanto a mobiliário urbano, vão ser instalados bebedouros para adultos, crianças e pessoas em cadeira de rodas, dois bancos de jardim, dois monólitos que permitirão que as pessoas se sentem, mas também uma grande variedade de jogos de tabuleiro, e apoio a qualquer atividade promovida, por exemplo, pela junta de freguesia.

O orçamento desta empreitada totaliza 175.000€ acrescidos do IVA à taxa legal em vigor.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados