A PlayStation fecha o mês de maio com muitas novidades para o seu catálogo, onde Astro Bot satisfez as delícias de todos os fãs.
A PlayStation fez mais uma transmissão de um State of Play, um segmento vídeo dedicado à revelação de novidades, assim como de atualizações de alguns dos seus jogos, para os próximos meses. Esta edição de 30 minutos fecha o mês de maio e serve como porta de abertura para o verão dos videojogos que está já ao virar da esquina, com produtoras e distribuidoras prontas para mostrar também os seus catálogos.
No novo State of Play, ficámos a conhecer datas de lançamento de jogos já conhecidos, mais detalhes sobre outros e, claro, conhecemos títulos novos, entre eles alguns muito antecipados como foi o caso do grande destaque, Astro Bot, que terá lançamento já este ano na PlayStation 5.
Astro Bot
Como já se especulava, Astro Bot foi uma das grandes, senão mesmo a maior revelação desta transmissão. A adorável mascote da PlayStation, até agora relegada apenas a duas demonstrações técnicas, uma para o PlayStation VR da PlayStation 4 e outra como jogo gratuito incluído na PlayStation 5, tem agora a oportunidade de deixar a sua marca nesta geração com um jogo de aventuras e plataformas completo, onde Astro irá viajar entre 6 galáxias com 80 níveis em busca dos seus amigos. Tem lançamento exclusivo dia 6 de setembro, na PlayStation 5.
Concord
Outro dos grandes destaques aconteceu logo no início da transmissão, com o primeiro olhar a Concord, um novo jogo de ação na primeira pessoa, num registo de hero-shooter, de 5v5 jogadores. A apresentação desta aposta da Firewalk Studios – um novo estúdio interno composto por membro que trabalharam em jogos como Call of Duty, Destiny, Apex Legends e Halo -, leva-nos até à galáxia de Concord, onde se passará a narrativa do jogo, onde iremos conhecer um grupo de outcasts, mercenários e caçadores de prémios, que serão usados como os nossos avatares durante as partidas.
A revelação oficial de Concord foi acompanhada com uma impressionante cinemática CGI onde ficámos a conhecer o ambiente e algumas personagens do jogo que, provavelmente, é demasiado próximo de outra propriedade inteletual que envolve “guardiões” e “galáxias”… Iremos descobrir como Concord se destaca dos restantes jogos do género já este verão, no dia 23 de agosto, com lançamento simultâneo no PC e na PlayStation 5.
God of War Ragnarök no PC
Também muito aguardado era o anúncio de God of War Ragnarök para PC. Enquanto que este só chega à Steam Store e Epic Games Store a 14 de setembro, no State of Play tivemos o primeiro olhar à nova versão do jogo, baseada na versão da PlayStation 5.
Com um breve trailer, ficámos a saber que God of War Ragnarök para PC é uma conversão da Jetpack Interactive, que no passado também converteu God of War de 2018, e que irá contar com todas as características esperada para as versões de PC de jogos da PlayStation, como taxas de frames e de resolução desbloqueados, suporte para ecrãs panorâmicos e ultra panorâmicos, assim como de tecnologias como o DLSS da NVIDIA, FSR da AMD e XeSS da Intel.
Until Dawn
Provavelmente o jogo que menos precisava de um remaster, apresenta-se refeito para PC e PlayStation 5. Trata-se de Until Dawn, originalmente lançado na PlayStation 4 em 2015 e mais tarde para PC, que se apresenta de cara lavada, num novo motor de jogo, e com novas cenas, com a promessa de entregar uma experiência assustadora, cinemática e imersiva para a nova geração de jogadores. Tem lançamento no PC e PlayStation 5 ainda este ano.
Skydance’s Behemoth
Skydance’s Behemoth é uma nova aposta para o PlayStation VR2, dos criadores de The Walking Dead: Saints and Sinners. Este jogo imersivo na primeira pessoa promete levar os jogadores para um mundo de fantasia negra e de aventuras, entre montanhas nevadas onde se encontram inimigos e monstros gigantes para derrotar.
O trailer de Skydance’s Behemoth dá-nos um pequeno gostinho do que esperar desta nova aposta, com um mundo em grande escala, combate corpo a corpo com espadas e machados, uso de equipamentos como ganchos e até a resolução de puzzles e combate contra criaturas gigantescas.
Skydance’s Behemoth tem lançamento marcado para o final de 2024.
Path of Exile 2
No State of Play ficámos também a conhecer a versão de PlayStation 5 de Path of Exile 2, o RPG de ação altamente inspirado em Diablo, que chega à plataforma da Sony ainda este ano, com uma campanha completa no seu modelo Free-to-Play e funcionalidades como co-op local e cross-play com jogadores noutras plataformas.
Monster Hunter Wilds
Após a sua revelação no final de 2023, Monster Hunter Wilds apresenta-se agora de boa saúde com um olhar mais aprofundado à próxima geração de Monster Hunter. Só nos chega em 2025, mas o novo trailer já nos deixou em pulgas, com o jogo da Capcom a tirar partido da mais recente versão do RE Engine, para levar os jogadores até um novo mundo em tons desérticos recheados de criaturas gigantes para caçar.
Silent Hill 2
A Bloober Team aproveitou o momento para mais uma pequena atualização para o seu ambicioso remake de Silent Hill 2. Através de um breve trailer, podemos ver o aspeto desta aposta, assim como o seu sistema de combate, agora mais visceral, fluido e com mais ação do que o jogo original. Este trailer foi acompanhado por um outro vídeo em separado de 13 minutos de jogabilidade, enquanto James navega pelo Hospital de Brookhaven, e para ficarmos a conhecer finalmente a sua data de lançamento, marcada para dia 8 de outubro.
Alien: Rogue Incursion
Já tínhamos falado neste novo projeto de Alien para VR, mas foi no State of Play que pudemos ver finalmente um pouco da ação de Alien: Rogue Incursion. Desenvolvido pela Survios, este jogo a solo está a ser desenvolvido com recurso ao Unreal Engine 5, com o objetivo de nos deixar arrepiados enquanto tentamos sobreviver num complexo ocupado por um Xenomorph.
É um trailer curto, mas cheio de imagens familiares e com uma atmosfera densa e assustadora, que os jogadores poderão visitar em realidade virtual ainda este ano.
Marvel Rivals
Com um novo trailer, onde apresentou novas personagens, a Marvel revelou que o seu hero-shooter inspirado em Overwatch vai chegar à PlayStation 5. Adam Warlock e Venom foram duas das personagens adicionais reveladas, que poderão ser jogadas já numa beta fechada prevista para acontecer em julho.
Dynasty Warriors: Origins
A Koei Tecmo e a Omega Force estão de regresso à saga Dynasty Warriors, com Dynasty Warriors: Origins. Tem data de lançamento prevista para 2025 e promete tirar partido das capacidades aumentadas da geração atual, para entregar uma experiência de jogo de 1 contra 1000, em campos de batalha sem fim, em confrontos de grande escala.
Ballad of Antara
Desenvolvido pela TipsWorks Studio, Ballad of Antara é um jogo completamente novo de aventura e ação. Este RPG de ação foi apresentado com um trailer que apresenta mecânicas de jogo familiares para os fãs de souls, mas parece ser muito mais do que isso, com a possibilidade de controlarmos diferentes personagens e com um destaque especial numa narrativa emotiva.
Ballad of Antara, apesar de ser um jogo single-player, contará com suporte de jogo cooperativo e será free-to-play, com novos conteúdos a chegarem ao jogo após o seu lançamento em 2025.
Infinity Nikki
A Infold Games revelou um novo trailer para Infinity Nikki, o seu adorável jogo de aventura em ambientes fantásticos, de plataforma e de… estilo. O mais recente trailer mostrou-nos diferentes segmentos de jogabilidade ao controlo de Nikki e do seu adorável gatinho companheiro, Momo, assim como os diferentes fatos da protagonista, que servem também para a ajudar a ultrapassar os obstáculos que irá encontrar na sua aventura.
Infinity Nikki não tem data de lançamento, mas receberá uma beta ainda este ano.
Where Winds Meet
Where Winds Meet é a mais recente aposta no género souls a caminho da PlayStation. Desenvolvido pela Everstone Studio, este jogo de ação e RPG em ambiente de mundo aberto apresenta-se com inspirações na mitologia chinesa e no género de ficção e de artes marciais chinês, conhecido como Wuxia.
Ao longo de dois minutos e meio, fomos contemplados com um jogo de visuais e de escala incríveis, onde podemos ficar já nervosos com a estonteante ação rítmica e precisa das suas batalhas maiores que a vida.
Em desenvolvimento para a PlayStation 5, Where Winds Meet ainda não tem data de lançamento.