Este jogo é exatamente aquilo que pensam que é e eu espero que não se deixem enganar como eu me deixei enganar.
Imaginem este cenário. Vocês estão com a vossa família ou grupo de amigos mais próximos. Ouviram uma piada e gostavam de a recontar. Todos gostam de uma boa piada. Então vocês encaram os vossos amigos e familiares, de sorriso na cara, e contam a piada. Na vossa cabeça, a punchline era hilariante. No entanto, fora alguns sorrisos condescendentes, as gargalhadas são inexistentes. Alguém tenta reconfortar-vos enquanto os outros dizem que a piada, em si, não era má. Se calhar até tem piada, eles é que não a perceberam. YEAH! YOU WANT “THOSE GAMES,” RIGHT? SO HERE YOU GO! NOW, LET’S SEE YOU CLEAR THEM! é o equivalente a contar uma piada falhada.
Tendo em conta que YEAH! YOU WANT “THOSE GAMES,” RIGHT? SO HERE YOU GO! NOW, LET’S SEE YOU CLEAR THEM! quer ser, de facto, uma ligeira brincadeira a uma nova moda no mercado casual – criar chamativos trailers falsos para levar novos jogadores a descarregarem os seus jogos gratuitos e cheios de micro-transações -, o que há para criticar? Podemos olhar para esta coletânea de cinco mini-jogos, todos eles inspirados nos já mencionados trailers falsos, e considerar apenas a sua tentativa em tecer uma crítica interativa a esta moda passageira. Uma crítica bastante direta que se alimenta do imaginário dos vários jogadores que descarregaram jogos na esperança de encontrar o que viram anteriormente nos trailers e que se sentiram enganados. Desta forma, YEAH! YOU WANT “THOSE GAMES,” RIGHT? SO HERE YOU GO! NOW, LET’S SEE YOU CLEAR THEM! cumpre o seu objetivo: é uma paródia sem grande ambiguidade, uma espécie de “justiça feita” para aqueles que queriam mesmo experimentar os jogos que lhes foram prometidos.
Se YEAH! YOU WANT “THOSE GAMES,” RIGHT? SO HERE YOU GO! NOW, LET’S SEE YOU CLEAR THEM! fosse uma coletânea gratuita, disponibilizada através das mesmas plataformas onde se encontram os jogos que parodia, não haveria certamente muito a criticar. Assume-se como uma piada, faz rir quem estiver a par do seu contexto e o mundo segue em frente. O erro de YEAH! YOU WANT “THOSE GAMES,” RIGHT? SO HERE YOU GO! NOW, LET’S SEE YOU CLEAR THEM! é exigir um preço de admissão. Este é um espetáculo de stand-up e vocês têm de pagar para perceber qual é a piada. E de certa forma, YEAH! YOU WANT “THOSE GAMES,” RIGHT? SO HERE YOU GO! NOW, LET’S SEE YOU CLEAR THEM! faz quase o mesmo que os jogos que está a criticar. Vende-se como uma brincadeira mordaz a algo popular, mas não passa de uma sucessão de mini-jogos desinteressantes divididos por níveis sem grande curadoria.
Talvez esteja a escrever com esta acidez toda porque eu fui apanhado nas suas promessas. Eu quis acreditar que existiria alguma profundidade na sua imitação, mas o UI desinteressante e arcaico revelou rapidamente o que YEAH! YOU WANT “THOSE GAMES,” RIGHT? SO HERE YOU GO! NOW, LET’S SEE YOU CLEAR THEM! era. Cinco mini-jogos, divididos por menus e sub-menus que tentam imitar o UI de títulos mobile, mas esquecendo-se que podiam ser mais práticos e acessíveis. YEAH! YOU WANT “THOSE GAMES,” RIGHT? SO HERE YOU GO! NOW, LET’S SEE YOU CLEAR THEM! é lento, repleto de ecrãs de loadings e momentos desnecessários de espera onde somos obrigados a ver ações ininterruptas ou a esperar pela mudança de sub-menus para podermos ter acesso aos próximos níveis. Quando terminamos um nível, não temos a possibilidade de passar para o próximo. Temos de voltar ao menu principal do mini-jogo e escolher o próximo nível. O humor e a paródia, quando se trata de um projeto comercial, não podem desculpar o design arcaico da e dos seus mini-jogos.
Pouco há a dizer sobre os mini-jogos em si. A interação é mínima, com a maioria dos níveis a restinguirem-se a um único botão e à utilização ocasional dos botões direcionar para selecionarmos um pin, carro ou torre especifica. YEAH! YOU WANT “THOSE GAMES,” RIGHT? SO HERE YOU GO! NOW, LET’S SEE YOU CLEAR THEM! consegue ser mais aborrecido que os trailers que imita, ao ponto de falhar na sua crítica. É um caso onde a ideia e o conceito procuram justificar o investimento numa paródia desta natureza. A ideia é interessante, mas não tem profundidade para deixar a sua marca ou tentar sequer refletir sobre o que está a tentar parodiar de uma forma tão básica. YEAH! YOU WANT “THOSE GAMES,” RIGHT? SO HERE YOU GO! NOW, LET’S SEE YOU CLEAR THEM! ainda faz uma segunda investida ao permitir que os jogadores gastem moedas, conquistadas sempre que concluímos um nível – calculadas de acordo com a pontuação final, num total de três estrelas –, em extras cosméticos sem qualquer utilidade. Perceberam a piada? É um Gatcha. Mas não é um Gatcha, é a brincar. Eu estou a rir imenso, vocês é que não conseguem ouvir.
A última piada, talvez a mais mordaz – e sinceramente, a mais depreciativa – encontra-se presente no desbloqueio dos níveis. Para acedermos a mais níveis, precisamos de colecionar pontos de QI. Começamos com apenas um ponto, isto é, não temos qualquer tipo de inteligência e coordenação. Quando terminamos um nível, tão difícil e complexo que é, nós crescemos enquanto seres-humanos e somos presenteados com um ponto de QI. YEAH! YOU WANT “THOSE GAMES,” RIGHT? SO HERE YOU GO! NOW, LET’S SEE YOU CLEAR THEM! transforma-nos em pessoas melhores, mais inteligentes e hábeis, como o monólito de 2001: A Space Odyssey perante o homem primitivo. Já perceberam a piada? Só tontos é que comprariam aqueles jogos que vocês viram nos trailers e é preciso recuperar o QI depois disso. Conseguem perceber o nível de profundidade desta paródia?
Não tenho problemas em admitir que não terminei YEAH! YOU WANT “THOSE GAMES,” RIGHT? SO HERE YOU GO! NOW, LET’S SEE YOU CLEAR THEM! Não fiz os mais de 100 níveis, não terminei os seus cinco mini-jogos e nem sequer quis saber o que se escondia por detrás da opção Gatcha. Se calhar perdi o simbolismo do jogo, escondido algures na UI atroz e na falta de funcionalidades de qualidade de vida. Eu não devia estar tão chateado com uma paródia, mas odeio maus comediantes. YEAH! YOU WANT “THOSE GAMES,” RIGHT? SO HERE YOU GO! NOW, LET’S SEE YOU CLEAR THEM! é, no máximo, uma piada de “truz truz” onde ninguém pergunta “quem é” porque todos saíram da sala.
Cópia para análise (versão PlayStation 5) cedida pela Heaven Media.