The One Ring – O início da 2ª edição de um dos RPGs mais épicos

- Publicidade -

“The One Ring (and a Starter Set) to rule them all.”

A 3ª era da saga de JRR Tolkien é composta por obras como O Hobbit e Senhor dos Anéis (dividido em A Irmandade do Anel, As Duas Torres e O Regresso do Rei) e tanto uma como a outra contam com uma jornada épica, mas a dúvida fica no ar: O que aconteceu durante as várias décadas que as separam? The One Ring vem responder a essa questão.

The One Ring é um RPG cooperativo que arranca agora com a 2ª edição, desenvolvida pela Free League (companhia sueca de jogos de tabuleiro). Para já, o material disponível é o Starter Set, o livro de Core Rules e o Loremaster’s Screen & Rivendell Compendium.

Tenham ou não experiência em RPGs, aconselho sempre a começarem pelo starter set até porque, apesar do princípio ser o mesmo, há mecânicas muito diferentes de RPGs de outros universos (Dungeons & Dragons, por exemplo). Após um bom punhado de horas a explorar o starter set, chego à conclusão que conta com o material de apoio essencial para iniciação neste universo e é usado de forma sucinta e objetiva para oferecer uma boa orientação aos jogadores/Loremaster.

Na caixa do starter set vêm três livros: “The Rules”, que é um guia perfeito para ficar a dominar as bases do jogo e mecânicas do mesmo em apenas 24 páginas; “The Adventures”, um livro que traz cinco aventuras pré-criadas, com uma dificuldade acessível para principiantes, em torno de The Shire, que vão permitir aos jogadores ambientarem-se com as dinâmicas chave deste RPG; e “The Shire”, o maior livro dos três que permite ao Loremaster ficar a conhecer bem a história, usos e costumes das várias regiões de The Shire (bem como para os jogadores consultarem caso queiram ter mais conhecimento de causa). Para além dos livros, também vem um mapa de dupla-face com Eriador de um lado e o Shire do outro, oito fichas de personagem pré-geradas (com Bilbo Baggins, Balin e outras personagens conhecidas), 30 cartas de armas e armadura, seis cartas de dupla-face de funções para os jogadores durante a viagem e stances de combate. Vêm ainda oito dados essenciais para o jogo (6x d6 e 2x d12). Na face interna de ambas as partes da caixa vêm estampados o mapa do the Shire e cábulas de apoio para o Loremaster, fazendo com que a caixa possa ser usada para servir Loremaster Screen improvisado.

“The One Ring (and a Starter Set) to rule them all.” é a minha frase de avaliação a este starter set. Tenho o Starter Set de Dungeons & Dragons e o de Alien e este é, sem dúvida, o mais bem estruturado para dominar as bases do jogo e introduzi-los aos demais. Isso deve-se, sobretudo, a como o livro “The Rules” está sintetizado (é fácil lê-lo e percebê-lo em menos de duas horas). O livro “The Adventures” não complica, ajudando os jogadores a terem um primeiro contacto com o formato RPG sem ser “assustador”, principalmente o Loremaster. Por fim, terem adicionado o livro com informações sobre o The Shire é uma ideia brilhante, pois não só torna o jogo The One Ring perfeito para principiantes em RPGs, como o torna acessível para quem não é perito em lore do universo de Tolkien (ou até para quem não o conhece de todo).

Se quiserem testar águas sem saber bem se vão gostar de jogar um RPG baseado nas obras de Tolkien em causa, creio que investirem no Starter Set é a decisão mais sensata. Caso já dominem RPGs, gostarem de Tolkien e quiserem investir a sério numa campanha com personagens criadas por vocês, rodeadas de set-ups mais elaborados e desafiantes, faz sentido adquirir o manual de Core Rules. Manual esse que contém mais de 200 páginas de conteúdo relacionado com resolução de ações, personagens (aventureiros) e características dos mesmos, fases de aventura e de irmandade (um característica interessante deste RPG), tudo o que o Loremaster precisa de saber para o desenvolvimento da narrativa, informações sobre o mundo em que este RPG se desenrola, uma folha virgem de personagem para tirarem fotocópias e criar a vossa, entre muitas outras informações relevantes.

Caso estejam mesmo investidos neste RPG, podem ainda adquirir o screen de Loremaster composto por uma belíssima artwork na parte externa e uma cábula sintetizada de todas as regras e informações essenciais para fazer o jogo fluir na parte interna. Para além disso, com o screen vem um pequeno livro com informações sobre Rivendell que não existem no manual de Core Rules.

Por acaso revi as versões alargadas dos três filmes de Lord of the Rings pouco antes de receber este jogo, o que aguçou o apetite e reavivou a memória da lore desta era. É certo que pode haver margem para desconfianças sobre o setup cronológico desde RPG, por JRR Tolkien nunca ter escrito muito sobre ele, sendo que o que aconteceu entre Hobbit e a Irmandade do Anel é uma área cinzenta. Pessoalmente, acho interessante a ideia de pegar nesta época em concreto para dar vida a este jogo, pois ainda que se saiba o desfecho (início da Irmandade do Anel), dá margem para cada Loremaster, em parceria com os seus jogadores, escrever a história que falta. E se por acaso decidirem investir a sério, até podem re-imaginar e re-escrever Lord of the Rings (se bem que é bom que estejam cientes que muito dificilmente vão bater a escrita de JRR Tolkien).

Esta é a 2ª edição de The One Ring, sendo que a 1ª foi lançada há mais de uma década. Se, por um lado, o timing para a atualização do jogo não podia ser melhor para atrair mais jogadores (visto que este ano vai sair nova série da saga, no Prime Video da Amazon), por outro, os jogadores que se entregarem a The One Ring não partem do zero para esta aventura, visto que já há muitos suplementos da 1ª edição para vos ajudar a dar densidade à vossa história e uma base de jogadores com experiência que pode servir de ajuda para esclarecer várias dúvidas.

Os fãs de longa data têm aqui um RPG bem construído para se entreterem e saciarem desejos de exploração e viverem este universo na primeira pessoa, constituindo uma irmandade com amigos. Os novos fãs/mais curiosos têm com o Starter Set um bilhete só de ida com o roteiro bem estruturado e explicado com capacidade para proporcionar uma grande aventura para mais tarde ser contada e recordada nos livros de história.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados