O jogo da Naughty Dog ultrapassou The Witcher 3 por apenas um prémio.
2020 foi um ano de jogos excelentes. Entre eles, The Last of Us Part II foi, sem dúvida, dos que mais brilhou.
Mesmo com o peso da controvérsia e do ódio disseminado online contra os temas progressivos, representação e as decisões do estúdio em contar a sua história, The Last of Us Part II foi um dos jogos mais aclamados pela crítica e pelos jogadores. Agora, é também, oficialmente, o mais galardoado com prémios de Jogo do Ano. De sempre.
Além do galardão principal no evento mais popular do meio, o The Game Awards, no portal GameAwards.net (que se dedica à contagem de todos os prémios de Jogo do Ano nas principais revistas, portais online, fóruns, criadores de conteúdo, entre outros), o exclusivo para a PlayStation produzido pela Naughty Dog acumulou 261 prémios de Jogo do Ano, ultrapassando o total acumulado de The Witcher 3, da polaca CD Projekt RED, lançado em 2015, por apenas um prémio.
Quando analisadas as somas, é interessante constatar que The Last of Us Part II só ultrapassou The Witcher 3 graças à categoria Reader’s Choice, que contabiliza os prémios de Jogo do Ano de meios e fontes onde são os seus leitores a escolherem o melhor jogo, com um total de 92, enquanto que a soma dos críticos acumula 169. Já The Witcher 3 acumula 172 dos críticos e apenas 88 dos leitores.
Este é, sem dúvida alguma, um marco para a indústria que revela as atuais tendências e preferências dos jogadores, mostrando também que, por vezes, as campanhas de ódio não são mais do que uma pequena mancha na celebração de histórias e experiências partilhadas neste meio.
Ficamos agora à espera de descobrir qual será o próximo jogo a atingir este marco e quanto tempo irá demorar.