Desde há algum tempo que existe a loja de venda de veículos Tesla no nosso país, sendo também possível encomendar um automóvel da marca através do site. Agora, já estão disponíveis os primeiros postos Supercharger da Tesla em Portugal.
Esta primeira estação conta com oito postos de carregamento individuais e está a funcionar desde ontem na Floresta Fatima Hotel, em Fátima.
Os Supercharger permitem carregar as baterias dos Tesla em pouco tempo, sendo que, por exemplo, 30 minutos de carga servem para dar praticamente 300 km de autonomia a um Model S. Até agora, os clientes Tesla tinham à disposição 44 pontos de Carregamento no Destino em Portugal, que dão até 80 quilómetros de autonomia por hora. Ou seja, percebe-se a diferença destes postos de carregamento normais em relação aos Superchargers, “a solução de carregamento mais rápida do mundo”, diz a marca.
Para quem comprou um Tesla antes de 2018, tem a benesse de ter acesso gratuito ilimitado aos postos Supercharger espalhados pelo país, pelo menos até quando Elon Musk assim o entender. Já quem adquiriu um novo Tesla este ano, ou está a pensar adquirir, deixa de ter acesso gratuito, mas, ainda assim, pode aproveitar a rede da Tesla para uma carga de 400 kWh, que, diz a marca, dá para cerca de 1600 km.
Quando o cliente terminar os 400 kWh gratuitos, passa a pagar 23 cêntimos de euro por cada kWh nos postos Supercharger.
Há, porém, uma forma de ter acesso gratuito e ilimitado ao carregamento nos postos Supercharger. Basta serem referenciados por alguém que já possui um Tesla. Neste caso, quem for cliente Tesla e possuir um veículo, pode oferecer a cinco amigos carregamento gratuito e ilimitado nas estações Supercharger, desde que estes adquiram um novo Model S ou Model X. O Tesla Model 3 não está abrangido neste modelo de referências.
Este programa de referencias diz respeito a 2017, pelo que resta aguardar para saber se a Tesla irá continuar com estes benefícios para novos clientes que sejam referenciados.
A segunda estação de supercarregadores da Tesla já está instalada e, à semelhança desta primeira estação, também se situa numa unidade hoteleira. Neste caso, a Tesla escolheu o L’AND Vineyards, um hotel de luxo situado nos arredores de Montemor-o-Novo, muito próximo da A6, autoestrada que liga o nosso país ao Oeste de Espanha. Este segundo parque de carregadores deverá ser ligado muito em breve.
Ainda este ano, deverá existir mais uma estação Supercharger em Faro, Castro Verde, Estremoz, Guarda, Vila Real e Braga.