Há comédia, ballet e concertos gratuitos até ao fim deste ano.
A agenda do Teatro Virgínia, em Torres Novas, para o último trimestre de 2023 já está disponível. Os torrejanos já sabem, assim, o que esperar a nível cultural entre setembro e dezembro, e as surpresas são bastantes, especialmente durante outubro, mês em que se celebra o aniversário da reconstrução do atual edifício do Teatro.
O mês de setembro vai contar apenas – à data de publicação deste artigo – com o espetáculo Must love be blind?, de Fritz Kahn and The Miracles, projeto caracterizado pelos sons melodiosos e melancólicos, no dia 16. Na semana seguinte, a 22 de setembro, Susana Domingos Gaspar traz Andor, uma coreografia construída a partir de um texto de natureza autobiográfica.
Outubro é mês de celebração, e por isso recheado de atuações, e começa com Shirley Davis & The Silverbacks com um concerto de entrada gratuita, no dia 13. O Teatro Virgínia recebe a 20 de outubro a estreia nacional do espetáculo Feliz Aniversário, com João Baião, e a 27 sobe a palco o projeto Cachorro sem dono, que resulta da união entre os músicos Stereossauro (DJ e produtor) e João Cabrita, num espetáculo também com entrada gratuita.
Também em novembro se celebra um aniversário. Os 150 anos da Banda Operária Torrejana vão ser celebrados com Sofia Escobar, num espetáculo memorável com a participação especial da Banda Filarmónica do Outeiro Grande e da Sociedade Filarmónica União Matense, a 3 de novembro. Segue-se a peça Sala do Fim, do Teatro Maior de Idade (10 de novembro) e a tour E agora?, do humorista brasileiro Afonso Padilha, a 17 do mesmo mês, que já tínhamos revelado há umas semanas. No dia seguinte sobe a palco Rodrigo Leão, com Piano para Piano, num espetáculo com primeira parte assegurada por Carlos Maria Trindade. A fechar novembro, no dia 30, os humoristas Aldo Lima e José Pedro Gomes apresentam a comédia Pela Ponta do Nariz.
No último mês do ano, o Teatro Virgínia recebe, no dia 9, O Lago dos Cisnes, da Classic Stage, considerada a obra prima mais espetacular do repertório da dança clássica. O ano termina com César Mourão em concerto, a 16 de dezembro.
A recentemente inaugurada sala Blackbox, da Central do Caldeirão, também começa a receber espetáculos em outubro. Entre os vários programados, destacamos o humorista Manuel Cardoso com a digressão Red Flag, que também já aqui tínhamos falado, a 14 de outubro; Antestreia, um espetáculo inédito onde o artista Moco e a sua banda vão apresentar, pela primeira vez, os temas que irão compor o primeiro álbum de originais (3 de novembro); e a 7 de dezembro sobe ao palco o projeto Phydellius’ Combo Jazz, composto por jovens músicos torrejanos.