SupERa. Plataforma digital para os lares de idosos permite acompanhar a saúde dos utentes

- Publicidade -

A SupERa pretende facilitar o registo e monitorização dos níveis de saturação de oxigénio, temperatura e frequência respiratória dos utentes.

O Governo acaba de lançar a SupERa, uma plataforma digital para os lares de idosos acompanharem a saúde dos utentes, através do registo dessa informação. Esses dados serão monitorizados pela Linha Covid Lares, que gerará alertas quando as informações exigirem intervenção.

Ao abrigo deste programa, serão ainda entregues 2.400 oxímetros gratuitos a todos os lares de idosos do país, para a prevenção e deteção precoce de infeções do foro respiratório nos residentes.

A SupERa pretende facilitar o registo e monitorização dos níveis de saturação de oxigénio, temperatura e frequência respiratória dos utentes. Estes registos ficam disponíveis numa área reservada da Instituição e facilitam a análise da evolução das medições de cada residente.

O programa produz alertas numa escala de três cores (verde, amarelo e vermelho) que orientará os profissionais na tomada de decisão perante o quadro clínico do residente. Esta plataforma pretende ser uma ferramenta de apoio às instituições na vigilância ativa de sintomatologia associada à COVID-19, considerando o atual contexto pandémico, mas também na identificação precoce de outras patologias do foro respiratório.

O uso da SupERa é também um contributo para a digitalização do registo deste tipo de medições, evitando o registo em papel. Para além disso, a plataforma torna mais eficiente as rondas dos profissionais que realizam estas medições junto dos residentes, dado que os registos podem ser gravados diretamente na SupERa por meio de um smartphone ou tablet.

O registo e acesso à SupERa será efetuado no respetivo site, com o apoio e suporte da linha COVID Lares disponível 24 horas, todos os dias, com o objetivo de capacitar os profissionais em ERPI no controlo de surtos nos seus locais de trabalho.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados