Olá Vizinho. Projeto quer apoiar idosos em situação de isolamento

Para já, o Olá Vizinho arranca em Oeiras, mas, em breve, deverá expandir-se para Lisboa, Agualva Cacém, Cascais, Porto, Sintra e Bouceiros/Porto de Mós.

- Publicidade -

A Delegação de Oeiras da Associação Coração Amarelo está a desenvolver com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras o projeto piloto Olá Vizinho, convidando os munícipes a estarem atentos aos idosos isolados que vivam perto de si e possam necessitar de apoio.

O projeto piloto Olá Vizinho consiste na identificação de um voluntário por prédio (na zona de Oeiras) que faça a sinalização das pessoas idosas em situação de isolamento e se comprometa a acompanhá-las e ajudá-las dentro dos princípios e valores da Associação Coração Amarelo.

O voluntário responsável por fazer o acompanhamento das pessoas idosas sinalizadas conta com o apoio da equipa da delegação de Oeiras da IPSS, com a qual reúne mensalmente para partilhar e analisar as diferentes situações e a possível intervenção das equipas.

Recentemente, a Associação Coração Amarelo distribuiu informação pelas caixas de correio dos moradores urbanos de Oeiras a informar sobre o projeto e consciencializar para as necessidades de apoio a casos de vizinhos idosos que vivam em condições de isolamento e quem possa faltar, para além do apoio para questões materiais do dia-a-dia, a atenção e o afeto que permitem mitigar a solidão tão frequente nestas faixas etárias. O envolvimento comunitário é uma peça chave para responder a este desafio.

Outra forma de apoiar a missão Coração Amarelo neste trabalho voluntário de combater o isolamento e solidão de pessoas mais velhas em vulnerabilidade é através da consignação do IRS.

Para o efeito, basta, na altura do preenchimento da declaração de IRS, no Modelo 3, Quadro 11, Campo 1101 – Instituições Particulares de Solidariedade, colocar o NIF da IPSS: 504 813 846. É um ato simples, sem qualquer custo para os contribuintes, e que representa uma preciosa ajuda para que a Associação continue a levar apoio e afetos aos mais idosos.

Para já, o Olá Vizinho arranca em Oeiras, mas a Associação Coração Amarelo conta avançar com o projeto para todas as suas Delegações de Lisboa, Agualva Cacém, Cascais, Porto, Sintra e Bouceiros/Porto de Mós.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Startup portuguesa cria dispositivo que deteta e monitoriza a síndrome de fragilidade dos idosos

Com introdução no mercado prevista para o segundo semestre deste ano, dispositivo poderá ajudar 20 milhões de pessoas só na Europa.

Lares de idosos. Visitas são retomadas a partir de 18 de maio

Será preciso respeitar uma série de requisitos gerais e específicos para que estas visitas aos lares de idosos possam acontecer.

COmVIDas. Projeto pretende unir quem precisa de ajuda a quem quer (e pode) ajudar

Numa altura em que se desconhecem ainda a duração e as verdadeiras consequências e danos do novo coronavírus, nasce...

Projeto Saúde Agora diminui a distância entre a população idosa

As casas dos pacientes serão dotadas de inteligência com capacidade para recolher dados, interpretar padrões, alertar e comunicar, tudo para que seja possível ajudar com a maior brevidade possível.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Yakuza Cascais – Aqui o sushi é mesmo diferente

Esqueçam os all you can eat desta vida e apostem em experiências inesquecíveis.

Roaming 5G da NOS funciona em 45 países

Em Portugal, a rede 5G da NOS está a chegar progressivamente a todo o país.

A Microsoft adquiriu a Activision-Blizzard e o catálogo da Xbox vai ficar maior

Em breve, Call of Duty, Overwatch, Diablo e World of Warcraft serão jogos produzidos sob a alçada da Xbox Game Studios.