De acordo com alguns rumores, a Ubisoft pode ter abandonado os planos para a sequela de Star Wars Outlaws devido ao seu desempenho comercial abaixo do esperado.
Lançado em agosto de 2024, Star Wars Outlaws foi anunciado como uma aposta ambiciosa da Ubisoft no universo Star Wars, apostando num modelo de mundo aberto, com uma história canónica, passada entre os episódios V e VI da saga. Apesar do tremendo potencial da licença e de todas as melhorias aplicadas após o seu lançamento original, o jogo terá falhado em cumprir as metas comerciais definidas pela Ubisoft, algo que alegadamente ditou o cancelamento de uma sequela.
Durante uma reunião com acionistas, o CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, reconheceu que o jogo não atingiu os objetivos de vendas, atribuindo parte da culpa à “fase instável” que a marca Star Wars atravessava na altura do lançamento. Guillemot admitiu ainda que o jogo precisava de mais tempo para afinações e polimento adicional, algo que só foi corrigido nas semanas seguintes, já depois do impacto inicial no mercado. Após várias atualizações que melhoraram substancialmente o desempenho do jogo no PC e Plataformas, Star Wars Outlaws recebeu duas expansões, uma versão melhorada para a PlayStation 5 Pro e suporte de novas tecnologias para PC, e prepara-se para chegar à Nintendo Switch 2 no dia 4 de setembro.
Agora, de acordo com o Tom Henderson, do portal Insider Gaming, fontes próximas da Ubisoft, afirmam que também a sequela de Star Wars Outlaws estaria em pré-produção, mas que o projeto terá sido cancelado discretamente. Essa decisão terá sido motivada pelos argumentos de Guillemont e pelas vendas fracas do jogo, que em setembro de 2024 rondavam apenas um milhão de cópias, um número considerado dececionante face às expetativas da Ubisoft.
Este possível alegado recuo acontece numa fase de reorganização de propriedades da Ubisoft, que tendo até criado uma nova divisão para gerir as marcas principais como Assassin’s Creed, Rainbow Six e Far Cry, com apoio de investimento da Tencent. Assim, propriedades licenciadas como Star Wars, juntam-se a uma longa lista de propriedades que se encontram adormecidas ou de futuro incerto.