Não deixem de conhecer este novo espaço. Vale MUITO a pena.
Os verdadeiros amantes de sushi sabem que, apesar de toda a panóplia de restaurantes do género que oferecem conceitos de rodízio/all you can eat, não há nada como ir a spots que não apostam neste conceito, mas sim num menu à la carte, pois só assim se consegue dar a atenção e qualidade desejada para que as peças sejam inesquecíveis.
Existem vários estabelecimentos que se dedicam a esta arte, uns mais caros que outros, pelo que acaba por ser difícil escolher. E essa escolha passa, muitas vezes, pelo passa a palavra, ou através de opiniões que vão lendo na Internet. Pois bem, também o Echo Boomer está aqui para vos ajudar. Querem um spot de sushi com opções fenomenais? Não deixem de conhecer o Soul Sushi, agora também disponível em Lisboa.
O Soul Sushi é um grupo de restaurantes que cruza a culinária japonesa às mais variadas técnicas e ingredientes de qualidade, e onde a imaginação do chef é o limite. A história do Soul Sushi Almada, a casa original, já tem 10 anos, quando na altura o Sushic, aberto por Christoph Sievert (enquanto gerente e não como proprietário), fechou portas dentro do então Lisboa Almada Hotel (atual Mercure Lisboa Almada) – o contrato com o hotel expirou, basicamente. E aí surgiu a oportunidade de agarrar nesse espaço na Rua Salgueiro Maia e dar-lhe um outro conceito. Assim nasceu o Soul Sushi Almada.
Já desde 15 de dezembro de 2023, 10 anos depois dessa aventura inicial, e com uma escapadinha a Troia pelo meio, os responsáveis Christoph e Patrícia Sievert decidiram atracar o barco numa nova margem, levando o seu conceito para Lisboa, mais especificamente na Rua de Campolide 164, uma zona residencial da capital portuguesa.
“Surgiu aqui a oportunidade de ocupar este espaço, e também porque somos um restaurante mais orientado para famílias, não é tanto para turistas”, contou Patrícia Sievert ao Echo Boomer aquando da nossa visita. E de facto é verdade, uma vez que o Soul Sushi até tem um menu para grávidas – já lá vamos.
“Ao almoço os clientes procuram sempre algo mais rápido, mais económico, daí optarem pelo Menu de almoço“, disse-nos Patrícia Sievert, num menu constituído por uma entrada de quatro peças, 16 peças de sushi e sashimi, uma bebida e um café. “E ao jantar é muito pela nossa sugestão, uma vez que há essa disponibilidade que não há ao almoço. Sugerimos muito os nossos best sellers, pratos que nos acompanham desde sempre, como é o caso do Ebi Delice, o Soul Maki e o nosso Carpaccio de Atum e Vieiras, com o qual concorremos a um programa de gastronomia [7 Maravilhas da Nova Gastonomia, da RTP] e que é preparado com Moscatel de Setúbal. São clássicos que as pessoas já conhecem e, quando nos visitam, pedem sempre.”
Com fornecedores que garantem matéria-prima de qualidade, há também algo que diferencia o Soul Sushi dos restantes: o atendimento ao cliente. “Além da matéria-prima, que é e sempre foi boa, o que nos diferencia é também o serviço que temos com o cliente. Um serviço mais atencioso, mais personalizado, mais familiar… Conciliando as duas vertentes, acho que é isso que faz a diferença”, confidenciou-nos a responsável.
Com um total de 50 lugares sentados, o Soul Sushi é um restaurante que combina um ambiente trendy à música Soul, e onde o chef Fábio Loureiro usa a sua criatividade sem nunca desrespeitar a tradição da culinária japonesa. E com tanta coisa boa, o difícil vai ser mesmo escolher.
Como estreantes no espaço, pedimos diversas coisas que, por norma, não encontramos em todos os restaurantes de sushi. Só nas entradas, sejam frias ou quentes, sugere-se o premiado prato de Carpaccio de atum e vieiras (Fatias de atum e vieira temperadas com sansho, lima, trufa e ponzo), o já mencionado Ebi Delice (oito cubos de arroz com coentros, tempura de camarão, sweet chilly e cebola fronta), com o sabor do camarão a ficar tão disfarçado que até quem não aprecia irá delirar com tamanha iguaria, o Negitoro (Picado de atum gordo e cebolete sobre arroz de sushi com ikura e abacate), o Agi Tataki (caparau picado, tomate, chalotas e vinagrete de limão) o Shiroi Usuzukuri (seleção de lírio, pregado, corvina e robalo com ovas de salmão e molho de soja aromatizado) ou a Tempura de peixe espada preto (peixe espada temperado com gengibre e alho, maionese de coentros e compota de tomate e kombu) entre outras deliciosas opções.
Depois podem saltar para as opções One Bite, numa seleção de pratos compostos por duas unidades. Aqui tanto podem optar por Tacos de Salmão ou Atum Spicy, como por Niguiris (seja de salmão braseado com carvão, barriga de lírio braseado com carvão ou atum gordo) ou Gunkans (como o de salmão envolto em arroz gratinado com foie gras e ovo de cordoniz ou o especial do chef). Aqui podem sempre contar com proteína de muita qualidade, em opções que são todas preparadas na hora, com toda a calma e concentração, resultando em peças não apenas equilibradas, com todos os sabores e texturas numa conjugação perfeita, mas saborosas.
Seguindo no menu, chegamos à parte dos Hosomakis, temakis, niguiris e sashimis, em que chegam à mesa do cliente em diferentes porções, consoante o que se pedir. Aqui, há a possibilidade de se escolher entre caparau, camarão, salmão, akami, robalo, lírio, vieiras e chutoro. A nossa proposta é que provem um bocadinho de todas as opções, pois só assim conseguirão perceber quais os vossos peixes favoritos.
Para quem prefere um sushi mais de fusão, naturalmente que o Soul Sushi também oferece essa vertente, mas desenganem-se aqueles que acham que, aqui, vão encontrar peças que usam e abusam de queijos cremes. Esses ingredientes estão normalmente reservados ou para opções de all you can eat, ou para restaurantes de sushi de qualidade inferior, e efetivamente o Soul Sushi está noutro patamar.
Mas como dizíamos, na parte dos Fusion makis, são opções a ter em conta o Yellow Tail Sour (salmão com yuzo kosho e chips de batata enrolado em flha de soja, com tempura de camarão, lírio e chips de alho) ou o Unagi maki (Rolo de enguia grelhada, cebola crocante e abacate coberto com salmão fresco e sésamo), entre outras propostas.
Depois, e para finalizar a proposta de sushi, surgem os combinados. São quatro: Gunkan Selection (6 peças de gunkans do chef), Sushi Moriwase (20 peças de sushi tradicional ou fusão), Sushi to sashimi (20 peças de sushi e sashimi tradicional ou fusão) e Sashimi Kitseto (19 peças de peixes do dia). Apenas terão de ter em atenção ao combinado que escolhem, isto se preferirem sashimi ou peças com arroz.
Por fim, e além do já mencionado Menu de almoço (disponível de segunda a sexta), o Sushi Soul apresenta ainda a Sugestão No-Sushi que, como o nome indica, são pratos em alternativa ao sushi. Um menu interessante para quem vai almoçar e tem algum amigo ou familiar que pretende devorar outra coisa sem ser sushi. E aqui têm não só Yakitori (Espetadas de frango camarelizadas com teriaky, arroz de sushi e espinafres) e Salmão Teriaky (Posta de salmão caramelizada com teriaky, espargos e ovo BT com arroz de sushi), como um Menu Vegetariano e, imagine-se, um Menu Grávida – lembram-se da referência ao facto do Soul Sushi ser um restaurante mais familiar? Mas atenção, neste caso é preciso uma reserva com 24 horas de antecedência, uma vez que este menu é feito com peixe que passou por um processo de criocongelação a temperaturas negativas elevadas, para garantir a eliminação mais eficaz de qualquer bactéria.
No caso do Menu Vegetariano, temos tempura de vegetais, gyosas, maki veggie do chef, gunkans noori e tofu. Já o Menu Grávida é composto por tempura de peixes, tataki de salmão karashi, fusion 4+4 peças e gunkans do chef.
Para finalizar em beleza uma maravilhosa refeição, há um total de quatro sobremesas à escolha: Brownie de chocolate e avelãs com gelado de leite de coco, Soft cake de chá verde com gelado de chocolate branco, Cheesecake com morangos macerados, basílico e lima Kefir e, ainda, Degustação de gelados asiáticos. São todas feitas na casa e provámos todos, à exceção do Cheesecake. A degustação de gelados asiáticos chegou-nos em forma de três bolas de gelado – Coco, chocolate branco e chá verde – e soube-nos pela vida. Das outras duas, o destaque vai, claramente, para o Soft cake de chá verde, que estava simplesmente divinal! Tanto que ficámos com imensa vontade de tentar replicar esta iguaria em casa…
Uma coisa é certa: é impossível não recomendar uma visita ao Soul Sushi. Com ingredientes de qualidade e as mais variadas técnicas utilizadas pelo chef Fábio Loueiro, a criatividade é mesmo o limite, quem não conhecer o conceito e quiser arriscar irá, certamente, ficar conquistado.
O Soul Sushi Lisboa está aberto todos os dias, exceto aos domingos, das 12h30 às 15h e das 19h30 às 23h. Para reservas, basta ligarem para o 913443232.