Sophos dá dicas de como não ser alvo de ataques de phishing

Foi esta semana que a gigante do streaming, a Netflix, foi alvo de um ataque de phishing, tendo sido utilizado branding falso da empresa para levar os clientes a, erradamente, atualizar os seus detalhes de pagamento, levando a que os piratas informáticos ficassem com informação sensível em sua pose.

- Publicidade -

Para que isto não aconteça, John Shier, Senior Security Advisor na Sophos, dá uma série de dicas para ajudar os utilizadores a evitarem ser vítimas de ataques como este.

1- Olhar primeiro para o URL

Antes de abrir qualquer link, convém analisar o URL completo. Deve-se olhar para a fonte do mesmo e analisar se parece legítima. E, atenção, mesmo que o URL tenha o ícone do cadeado ou comece por ‘https’, não significa que seja seguro. A regra é simples: se não tiveres a certeza que é genuíno, ignora.

2- Está atento ao Typosquatting


É desta forma que os cibercriminosos conseguem enganar muitos utilizadores, mudando uma ou duas letras da marca, e levando-os a clicar no link e a partilhar informação pessoal. Basta verificar as letras com atenção e estar atento a possíveis typosquatting, como o famoso ataque ‘Tvvitter’.

3- Quando pesquisas na internet através do smartphone, tem cuidado com a rede sem fios à qual estás conectado quando queres fazer uma compra online



Apenas deves submeter informação do teu cartão de crédito quando estás ligado a uma rede segura e na qual confias. E, lembra-te, a forma de manteres o teu dinheiro seguro é utilizando o PayPal ou o cartão de crédito. Quando possível, evita comprar online com cartões de débito.

4- Utiliza uma password segura, longa e complexa

Torna as tuas passwords diferentes e difíceis de adivinhar. Inclui letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos para que se tornem difíceis de descobrir.

5- Utiliza um programa de formação antiphishing

O Sophos Phish Threat põe à prova os utilizadores finais através de simulações de ataques automatizados, capacitação de sensibilização para a segurança e métricas de avaliação práticas. A Sophos Phish Threat é a solução ideal para empresas, uma vez que o utilizador final é a principal vítima deste tipo de ataques.

Se, por acaso, foste vítima de um ataque de phising, deves alterar imediatamente a tua password e ligar ao teu banco para verificar se houve alguma atividade fraudulenta.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Arcane com estreia em simultâneo na Netflix e na Twitch

O primeiro episódio poderá ser visto em conjunto com milhões de fãs em todo o mundo.

Netflix renova You para uma quarta temporada

Até lá, entretenham-se com os episódios da terceira temporada.

Novos clientes TV da NOS têm oferta de até um ano de Netflix

Estão em vias de contratar um novo serviço de Internet e estão inclinados para a NOS? Então vão gostar de saber da mais recente oferta da operadora: até um ano de Netflix.

Glória, a primeira série portuguesa da Netflix, ganha data de estreia

E está mais próximo do que se possa pensar.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Arcane com estreia em simultâneo na Netflix e na Twitch

O primeiro episódio poderá ser visto em conjunto com milhões de fãs em todo o mundo.

Grupo Barraqueiro pretende usar carruagens espanholas para ligar Braga a Faro

O objetivo é tornar-se o primeiro operador ferroviário de longo curso em Portugal.

Vila Galé quer abrir hotéis nos Açores e em Tomar em 2022

Além disso, há planos para uma nova unidade hoteleira para crianças no Alentejo.