fbpx

Sophos dá dicas de como não ser alvo de ataques de phishing

Foi esta semana que a gigante do streaming, a Netflix, foi alvo de um ataque de phishing, tendo sido utilizado branding falso da empresa para levar os clientes a, erradamente, atualizar os seus detalhes de pagamento, levando a que os piratas informáticos ficassem com informação sensível em sua pose.

Para que isto não aconteça, John Shier, Senior Security Advisor na Sophos, dá uma série de dicas para ajudar os utilizadores a evitarem ser vítimas de ataques como este.

1- Olhar primeiro para o URL

Antes de abrir qualquer link, convém analisar o URL completo. Deve-se olhar para a fonte do mesmo e analisar se parece legítima. E, atenção, mesmo que o URL tenha o ícone do cadeado ou comece por ‘https’, não significa que seja seguro. A regra é simples: se não tiveres a certeza que é genuíno, ignora.

2- Está atento ao Typosquatting


É desta forma que os cibercriminosos conseguem enganar muitos utilizadores, mudando uma ou duas letras da marca, e levando-os a clicar no link e a partilhar informação pessoal. Basta verificar as letras com atenção e estar atento a possíveis typosquatting, como o famoso ataque ‘Tvvitter’.

3- Quando pesquisas na internet através do smartphone, tem cuidado com a rede sem fios à qual estás conectado quando queres fazer uma compra online



Apenas deves submeter informação do teu cartão de crédito quando estás ligado a uma rede segura e na qual confias. E, lembra-te, a forma de manteres o teu dinheiro seguro é utilizando o PayPal ou o cartão de crédito. Quando possível, evita comprar online com cartões de débito.

4- Utiliza uma password segura, longa e complexa

Torna as tuas passwords diferentes e difíceis de adivinhar. Inclui letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos para que se tornem difíceis de descobrir.

5- Utiliza um programa de formação antiphishing

O Sophos Phish Threat põe à prova os utilizadores finais através de simulações de ataques automatizados, capacitação de sensibilização para a segurança e métricas de avaliação práticas. A Sophos Phish Threat é a solução ideal para empresas, uma vez que o utilizador final é a principal vítima deste tipo de ataques.

Se, por acaso, foste vítima de um ataque de phising, deves alterar imediatamente a tua password e ligar ao teu banco para verificar se houve alguma atividade fraudulenta.

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,779FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
629SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Crítica – Enola Holmes

Enola Holmes oferece uma agradável e refrescante visão de uma franchise que pode ter ganho um novo futuro.

Crítica – The Devil All The Time

The Devil All The Time pode não ser indicado para aqueles que têm uma visão muito pessoal sobre a religião. Já para outros será um filme que tardará a desaparecer da memória.
- Publicidade -

Mais Recentes

Bosch tem aquele que diz ser o teste de PCR mais rápido do mundo para o SARS-CoV-2

A partir de agora disponível na Europa, o teste aprovado pela CE ajuda a evitar o tempo em quarentena, dispensa laboratórios e torna as viagens e o trabalho mais seguros.

CTT vão passar a entregar o Cartão de Cidadão em casa dos portugueses

Este é um projeto-piloto que arrancou, para já, somente no concelho de Oeiras.