A equipa da Bluepoint foi responsável por remakes de Shadow of the Colossus e Demon’s Souls, entre vários outros projetos.
A Sony anunciou o encerramento de um dos mais aclamados e acarinhados estúdios da PlayStation, Bluepoint. A notícia inicialmente avançada pelo portal Bloomberg, revelou vários detalhes sobre esta decisão, destacando-se que ao todo 70 empregados serão afetados e confrontados com despedimentos e que o estúdio estaria com dificuldades em determinar o seu próximo projeto, após o cancelamento de um jogo online baseado em God of War, em janeiro de 2025.
A Sony veio confirmar esta decisão, com uma longa declaração de Hermen Hulst, CEO da Sony Interactive Entertainment, onde lamenta a decisão, agradece à equipa e promete orientar alguns trabalhadores afetados para os inserir noutros estúdios do grupo.
Na mesma mensagem Hulst justifica a decisão com a análise feita ao crescimento da indústria, às alterações do comportamento dos jogadores e a estabilidade económica geral que tornam difícil a sustentabilidade da produção de alguns jogos.
A equipa da Bluepoint foi adquirida pela Sony Interactive Entertainment em 2021, após uma longa relação com os estúdios da PlayStation, que resultou na remasterização de jogos como Uncharted: The Nathan Drake Collection e Gravity Rush e no remake de Shadow of the Colossus para a PlayStation 4.
Após essa aquisição o estúdio refez Demon’s Souls para a PlayStation 5, onde ainda hoje se mantém como um dos poucos exclusivos reais da consola da Sony, e mais recentemente deu suporte à Santa Monica Studio no lançamento de God of War Ragnarök.
Desde o lançamento de Demon’s Souls, que a comunidade de jogadores ansiava com entusiasmo com um novo jogo da Bluepoint, com muito a acreditarem que estaria a trabalhar em novos remakes e até num jogo original, algo que aparentemente não se chegou a concretizar. Este é, assim, um desfecho triste, que parece que muitos na comunidade leem como uma “aquisição para matar”.
