Será esta uma tendência? É o que parece, pelo menos no que toca a marcas chinesas. Depois da Xiaomi, que começou por introduzir anúncios nos seus smartphones, agora é a marca Realme, criada em 2018, que lhe segue os passos.
Ou seja, os utilizadores de smartphones da tecnológica chinesa, sejam recentes ou novos (por aqui encomendámos um Realme X2 Pro, pelo que iremos perceber se os anúncios surgem naturalmente), começam a agora a ver recomendações nos seus dispositivos (com o sistema operativo ColorOS 6 e versão superior) que, na verdade, estão mascaradas de anúncios. Aliás, a marca nem sequer utiliza a palavra ads.
Em todo o caso, é possível desativar estes “intrusos”. Basta irem às definições (Settings), definições adicionais (Additional Settings) e, em obter recomendações (Get Recommendations), desabilitar essa opção. E está feito.
Curiosamente, esta é uma opção algo duvidosa por parte das fabricantes. Afinal de contas, não pagamos assim tão pouco por estes dispositivos tecnológicos, pelo que não é muito justo que nos apresentem anúncios. Faria sentido, sim, se os equipamentos fossem grátis ou adquiridos a um preço irrisório. Aí seria parecido com alguns serviços de streaming, em que é possível utilizar os serviços, mas com anúncios publicitários à mistura.
Não obstante, também é interessante reparar que a Realme, quando anteriormente disse que não ia disponibilizar publicidade, chegando até a gozar com a Xiaomi no anúncio do Realme 3, voltou atrás com a palavra. Além disso, a marca só anunciou esta novidade após a Xiaomi ter recebido uma chuva de críticas a pedir para desativar estas recomendações.