Estamos a falar de um crescimento de 210% ao longo dos próximos quatro anos.
Um novo estudo levado a cabo pela Juniper Research conclui que os smartphones compatíveis com redes 5G, e que se começam a ver cada vez mais nas lojas físicas e digitais, vão representar 50% das vendas desses equipamentos em 2025. Em 2021, os valores de vendas de smartphones 5G deverão ascender aos 108 mil milhões de dólares. Já em 2025, esperam-se valores a rondar os 337 mil milhões de dólares.
O estudo, 5G Smartphones: Trends, Regional Analysis & Market Forecasts 2021-2026, prevê que as fabricantes incluirão chips que são capazes de processar grandes larguras de banda com latência ultrabaixas, garantindo que os utilizadores possam utilizar os serviços de computação em nuvem de forma eficiente, enquanto mantêm os preços competitivos.
O relatório prevê que aumentar a disponibilidade de smartphones 5G de gama baixa seja crucial para propagar a adoção de equipamentos 5G em mercados emergentes. Prevê-se que, em 2025, os preços globais dos smartphones Android sejam 65% mais baixos do que os preços praticados pelos iPhones. Aliás, este custo inferior dos dispositivos Android fará com que os smartphones equipamentos com o sistema operativo da Google e compatíveis com 5G dominem regiões como a América Latina.
Por outro lado, o estudo refere que a crescente popularidade de iPhones em mercados desenvolvidos vá representar 40% da receita global de smartphones 5G, atribuível à América do Norte e Europa, até 2025.
Por último, a Juniper Research conclui que a receita de vendas de smartphones 5G será limitada pela iminente legislação de “right-to-repair”, na medida em que cada vez mais utilizadores optam por arranjar os seus equipamentos, dando-lhes mais alguns meses de vida, ao invés de atualizarem para dispositivos mais recentes e rápidos.