O sistema de feedback do OLX funciona demasiado mal

- Publicidade -

Está mal implementado e pode prejudicar vendedores honestos.

Estávamos em outubro de 2020 quando revelámos esta novidade: o OLX, marketplace mais utilizado em Portugal, ia finalmente estrear nesse mesmo mês um sistema de classificação.

Essa foi a segunda grande novidade de 2020 após a plataforma ter estreado, em abril desse ano, uma nova interface.

A partir desse dia, passou a ser possível não só classificar as experiências e interações que os utilizadores vão tendo no OLX, como ver a classificação dos vendedores. Na altura, somente algumas categorias podiam receber classificações, mas, hoje em dia, o sistema de feedback está disponível nas categorias de TecnologiaTelemóveis e Tablets, Moda, Bebé e Criança, Agricultura, Lazer, Desporto, Móveis, Casa e Jardim, Equipamentos e Ferramentas e Outras Vendas.

Porém, e ainda que este sistema de classificação dê bastante jeito, a verdade é que pode prejudicar vendedores honestos sem que estes tenham feito alguma coisa de errado. Tudo porque o OLX permite dar feedback… sem que a venda tenha efetivamente acontecido.

É certo que esta plataforma não funciona como a do Coisas, mais assente em leilões, mas permitir que se forneça feedback negativo tendo apenas como base as conversas trocadas por mensagens é simplesmente absurdo.

feedback/classificação OLX

Atentem neste exemplo que vos mostramos e que contamos ao pormenor. O utilizador Costa resolveu dar feedback negativo porque o vendedor “deixou de responder” e “tem o mesmo artigo com 2 valores diferentes”. Ora, vender coisas não significa ter disponibilidade total e/ou imediata para responder a mensagens no chat interno do OLX. Além disso, negoceiam-se valores via mensagem privada e, caso esses valores ou abordagem dos compradores não interessem, os vendedores têm todo o direito de não responder mais. Isso faz de alguém mau vendedor? Não.

Por vezes, os artigos que se têm para venda no OLX acabam por ser vendidos a familiares ou amigos, e é perfeitamente legítimo os vendedores esquecerem-se de retirar os anúncios da plataforma. É também bastante frequente desistir do negócio e ficar com o produto para qualquer eventualidade, mesmo que já se tenha trocado várias mensagens com outras pessoas. Isso faz de alguém mau vendedor? Não, até porque ninguém saiu lesado financeiramente. Quanto muito, isso faz desse vendedor uma pessoa menos atenta e dedicada, no máximo.

No que toca a ter o artigo com dois valores diferentes, pode tratar-se de um simples lapso. O funcionamento do OLX não é o mais intuitivo do mundo, pelo que pode perfeitamente ter acontecido o caso deste vendedor não ter reparado que o anúncio tinha sido estendido e, por sua vez, criou um novo anúncio, com um preço mais baixo. São situações normais e, se for o caso, basta a um eventual comprador perguntar qual é, afinal, o preço correto de venda. Tudo se explica.

Agora, o OLX permitir um feedback negativo somente tendo como base uma conversa entre dois utilizadores, e não existir uma venda/compra de algo, é uma parvoíce pegada. Podem até existir situações em que alguém quer, propositadamente, baixar a classificação de um outro vendedor. Como? Utilizando vários perfis e metendo conversa. Depois basta dar uma apreciação negativa. Não faz sentido.

É certo que, no seu centro de ajuda, o OLX refere que uma interação com um vendedor pode ser classificada em três níveis – não satisfeito, satisfeito ou muito satisfeito -, mas esta não é, certamente, a melhor forma de implementar um sistema de feedback.

- Publicidade -

1 Comentário

  1. sim…ainda hoje um anormal deu-me feedback negativo:

    “Está a anunciar uma coisa sem dizer que pode ter problemas e deixou de me responder”

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados