É mais uma empresa preocupada com o impacto ambiental. A SIBS acaba de anunciar que começou a produzir cartões em PVC Biodegradável, sendo, assim, uma alternativa mais sustentável face ao PVC tradicional. E já podem ser encomendados.
Como é que tudo isto funciona? Bom, esta biodegradabilidade do cartão é conseguida através do sal que se encontra na composição do mesmo e que atua como um aditivo pró-degradante. Ou seja, o processo de degradação do cartão começa assim que o material fica exposto a um ambiente fértil.
A biodegradabilidade do PVC utilizado na fabricação destes cartões foi testada de acordo com o método ASTM D5511, que determina a biodegradação anaeróbica de materiais plásticos.
O consumidor comum pode encomendar estes cartões da SIBS?
Nem por isso. A Unidade de Produção e Personalização de Cartões da SIBS tem exclusivamente como clientes o segmento empresarial, bancário ou não bancário (caso das lojas e marcas), público e privado, pelo que cabe às entidades emissoras selecionar as caraterísticas técnicas de cartão pretendido.
Ou seja, apenas as empresas que encomendem estes cartões é que podem, depois, entregá-los aos clientes. Em todo o caso, estes cartões em PVC Biodegradável podem ser de diferentes tipologias e servir várias utilizações: podem ser bancários, de fidelização ou meros cartões de visita, por exemplo, e para os mais diversos sectores, como hotelaria, desporto, moda, etc.