Alicantina, Alfândega Douro e Santa Francesinha participam no Festival de Francesinhas, que decorre em Setúbal durante dez dias.
Setúbal volta a receber um evento dedicado a uma das especialidades mais associadas à gastronomia do Porto. Sim, falamos do Festival de Francesinhas, que regressa à cidade para mais uma edição no Largo José Afonso. A iniciativa reúne três restaurantes especializados neste prato de origem portuense: Alicantina, Alfândega Douro e Santa Francesinha.
Até 16 de agosto os estabelecimentos participantes vão servir diferentes versões de francesinha, incluindo receitas tradicionais à moda antiga, preparadas em forno a lenha. O festival contará também com opções de frango, vegetariana e vegan.
A entrada no recinto é gratuita. As refeições serão servidas diariamente em dois períodos: entre as 12h e as 15h, durante o almoço, e das 19h às 22h30, ao jantar.
Esta será a quinta edição consecutiva do Festival de Francesinhas em Setúbal, numa organização realizada com o apoio da Câmara Municipal. O evento insere-se numa política de intercâmbio gastronómico entre diferentes regiões, através da realização, em Setúbal, de iniciativas dedicadas a produtos e tradições alimentares de outras zonas do país.
A mesma lógica aplica-se a eventos associados à gastronomia setubalense. É o caso do Festival do Choco e da Ostra, marcado para o Largo José Afonso entre 20 e 23 de agosto e que terá também uma edição na ilha da Madeira, no final de setembro.
O intercâmbio previsto entre os dois territórios terá igualmente uma etapa no Porto, em março do próximo ano. Nessa ocasião, Setúbal levará à cidade uma ação dedicada à promoção da região, dos seus produtos e da sua identidade gastronómica, numa iniciativa desenvolvida em colaboração com operadores turísticos locais.
