Setúbal tem excelentes novidades para quem aposta na mobilidade sustentável

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É cada vez mais fácil utilizar veículos de duas rodas na cidade.

O arranque da operação da Carris Metropolitana na Área 4, onde se inclui o município de Setúbal, veio finalmente dar utilidade ao Interface de Transportes de Setúbal, que apesar de ter sido inaugurado no ano passado pela ex-presidente Maria das Dores Meira, nunca chegou efetivamente a entrar em funcionamento. Tudo mudou no início deste mês.

Com o terminal, localizado na Praça do Brasil, foi também feito um grande reforço para quem aposta nos modos suaves de transporte, isto é, na mobilidade sustentável, com a entrada em funcionamento de um smarthub, com parqueamento de velocípedes e equipamento de manutenção e, ainda, de uma rede de bicicletas elétricas partilhadas da Bolt.

O smarthub, resultante de um investimento partilhado entre a Câmara Municipal de Setúbal e a Transportes Metropolitanos de Lisboa, incorpora vários equipamentos distintos, caso da bicibox, destinada ao parqueamento seguro de bicicletas.

A bicibox, com capacidade para acomodar 12 veículos, consiste numa estrutura fechada, acessível apenas a titulares do passe Navegante, onde é possível estacionar bicicletas em segurança, prevenindo possíveis situações de furto. Ou seja, imaginando que têm uma bicicleta em casa, e que a podem utilizar para se deslocarem até ao Interface de Transportes de Setúbal, agora podem deixá-la arrumada e estacionada com toda a segurança.

Junto desta estrutura encontra-se um ponto de reparação rápida de bicicletas e de uso gratuito, preparado com várias ferramentas indicadas especificamente para a manutenção deste tipo de veículos, incluindo, por exemplo, uma bomba para ajustar a pressão do ar nos pneus.

O smarthub localizado no Interface de Transportes de Setúbal está apetrechado, igualmente, com hotspots de trotinetas e bicicletas elétricas partilhadas da Bolt, empresa que vai ficar na cidade pelo menos durante mais 12 meses.

Na verdade, só para terem noção da importância destes veículos, a Bolt adianta que, em média, cada veículo faz seis viagens por dia, rácio muito superior a qualquer uma das outras cidades onde está a operar em Portugal, incluindo Lisboa. “Em apenas um ano, Setúbal está a chegar às 800 mil viagens em trotinetas elétricas partilhadas”, disse Santiago Páramo, responsável pelas operações da Bolt em Portugal e Espanha. No entanto, convém salientar que essa média na cidade somente é elevada devido à Bolt ser a única empresa do género a operar em Setúbal.

A Bolt e a Transportes Metropolitanos de Lisboa estão a estudar a possibilidade de estender a todos os concelhos da Área Metropolitana a possibilidade de os utentes poderem optar por adicionar ao título Navegante adquirido uma conta Bolt a preços mais vantajosos, solução que, de resto, já se encontra em prática na capital.

Para reforçar a utilização de bicicletas no concelho de Setúbal, a Câmara Municipal desenvolveu um trabalho, em estreita parceria e colaboração com as juntas de freguesia, para instalar mais suportes de parqueamento de velocípedes no concelho.

Recentemente, foram instaladas 118 unidades de parqueamento de bicicletas um pouco por todo o território do concelho, o que se traduz em mais 248 lugares de estacionamento ordenado de velocípedes, a somar aos 120 que já se encontravam disponíveis.

De resto, a Bolt e a Câmara Municipal definiram que as bicicletas partilhadas só podem ser estacionadas em hotspots, localizados na proximidade dos suportes agora colocados, contribuindo para a qualificação do espaço público quando não estejam a ser utilizados.

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