Sesimbra já tem uma cabine de leitura

- Publicidade -

Em Portugal, existem hoje em dia mais de 40 cabines espalhadas de norte a sul e ilhas.

Nos primeiros dias deste mês de junho, a Altice Portugal inaugurou a primeira microbiblioteca sustentável de Portugal, estando localizada em Loures. Agora, a empresa abre também um novo espaço de leitura em Sesimbra, ainda que não seja uma ecocabine de leitura.

Trata-se, sim, da primeira cabine de leitura na região de Sesimbra, nascida a partir de uma antiga cabine telefónica, estando instalada na freguesia da Quinta do Conde.

À semelhança das mais de quatro dezenas de microbibliotecas já distribuídas um pouco por todo o país, incluído os arquipélagos dos Açores e da Madeira, este novo espaço de leitura é concretizado pela Fundação Altice, que reaproveita cabines telefónicas, e mediante parcerias com entidades autárquicas e escolas, assegura a sua adaptação e instalação com o objetivo de estreitar laços comunitários, exercitar a cidadania e fomentar a leitura num espaço totalmente inesperado, com o mote Levar, doar, ler, devolver.

A reconversão de cabines telefónicas antigas inspira-se num movimento iniciado na pequena aldeia de Westbury-sub-Mendip, no sudoeste de Inglaterra, onde os seus moradores procuraram transformar uma das cabines telefónicas classicamente encarnadas na mais pequena biblioteca do mundo.

Em Portugal, este projeto iniciou-se pela mão da Fundação Altice em 2013, contando hoje com mais de 40 cabines espalhadas de norte a sul e ilhas.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados