A primeira microbiblioteca sustentável do país foi inaugurada em Loures

Uma forma de aliar a educação e a tecnologia à cultura.

- Publicidade -

A Altice Portugal, através da Fundação Altice, e a Câmara Municipal de Loures, inauguraram, na véspera do Dia Mundial do Ambiente, a primeira microbiblioteca sustentável de Portugal.

A nova microbiblioteca, localizada em Loures, é, à semelhança das mais de 40 cabines de leitura já distribuídas um pouco por todo o país, incluindo Açores e Madeira, dinamizada pela Fundação Altice, que reaproveita cabines telefónicas e as transforma em diversos tipos de equipamento urbano, espaços criativos, vocacionados para a leitura.

Materializando um espaço de democratização do acesso à educação e à cultura, a Câmara Municipal de Loures juntou a este projeto novas funcionalidades relevantes ao nível ambiental e tecnológico, integrando nesta cabine de leitura um painel solar que assegura a energia necessária para disponibilizar, além dos livros, postos de carregamento elétrico e Wi-Fi gratuito para todos os visitantes desta microbiblioteca.

Esta é uma forma de aliar a educação e a tecnologia à cultura, através da valorização de questões de sustentabilidade ambiental, temática que a Altice Portugal tem vindo a trabalhar através de inúmeras iniciativas que materializam esta aposta.

Sob o tema Levar, doar, ler, devolver, estas antigas cabines telefónicas são hoje autênticas bibliotecas comunitárias que materializam a capacidade de transformar e reabilitar um ícone do mobiliário urbano típico do setor das telecomunicações, que teve em tempos uma importância incontornável e que, agora, neste contexto, ganha uma nova funcionalidade, ao serviço da comunidade.

A reconversão de cabines telefónicas antigas inspira-se num movimento iniciado na pequena aldeia de Westbury-sub-Mendip, no sudoeste de Inglaterra, onde os seus moradores procuraram transformar uma das cabines telefónicas classicamente encarnadas na mais pequena biblioteca do mundo.

Em Portugal, este projeto iniciou-se pela mão da Fundação Altice em 2013, contando hoje com mais de 40 cabines espalhadas de norte a sul e ilhas.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Lisboa e Loures vão estar unidas por uma ponte pedonal e ciclável em 2022

A conclusão está prevista para julho do próximo ano.

Yoyoso abre mais uma loja em Portugal, desta vez em Loures

O sucesso da Yoyoso e a iminente estratégia de expansão pelo mercado português continua a ser uma prioridade para a marca coreana.

Metro de superfície vai ligar Loures a Odivelas em 2025

As obras deverão começar em 2023. O custo? 250 milhões de euros.

Abriu uma nova loja Continente Modelo em Loures

É o quinto espaço no concelho.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Sines recebe investimento de 80 milhões para produção de salmão e bacalhau

A construção do projeto deve arrancar no último trimestre de 2022.

Governo diz que voos da SATA para os Açores não estão em risco de ser suprimidos

Desmentindo, assim, uma notícia avançada pelo Expresso.

Grupo B&B Hotels abre hotel em Guimarães ainda este ano

Um hotel de três estrelas com capacidade para 95 quartos. Hoje, dia 28 de janeiro, a parceria Casais - Sunny...