Uma forma de aliar a educação e a tecnologia à cultura.
A Altice Portugal, através da Fundação Altice, e a Câmara Municipal de Loures, inauguraram, na véspera do Dia Mundial do Ambiente, a primeira microbiblioteca sustentável de Portugal.
A nova microbiblioteca, localizada em Loures, é, à semelhança das mais de 40 cabines de leitura já distribuídas um pouco por todo o país, incluindo Açores e Madeira, dinamizada pela Fundação Altice, que reaproveita cabines telefónicas e as transforma em diversos tipos de equipamento urbano, espaços criativos, vocacionados para a leitura.
Materializando um espaço de democratização do acesso à educação e à cultura, a Câmara Municipal de Loures juntou a este projeto novas funcionalidades relevantes ao nível ambiental e tecnológico, integrando nesta cabine de leitura um painel solar que assegura a energia necessária para disponibilizar, além dos livros, postos de carregamento elétrico e Wi-Fi gratuito para todos os visitantes desta microbiblioteca.
Esta é uma forma de aliar a educação e a tecnologia à cultura, através da valorização de questões de sustentabilidade ambiental, temática que a Altice Portugal tem vindo a trabalhar através de inúmeras iniciativas que materializam esta aposta.
Sob o tema Levar, doar, ler, devolver, estas antigas cabines telefónicas são hoje autênticas bibliotecas comunitárias que materializam a capacidade de transformar e reabilitar um ícone do mobiliário urbano típico do setor das telecomunicações, que teve em tempos uma importância incontornável e que, agora, neste contexto, ganha uma nova funcionalidade, ao serviço da comunidade.
A reconversão de cabines telefónicas antigas inspira-se num movimento iniciado na pequena aldeia de Westbury-sub-Mendip, no sudoeste de Inglaterra, onde os seus moradores procuraram transformar uma das cabines telefónicas classicamente encarnadas na mais pequena biblioteca do mundo.
Em Portugal, este projeto iniciou-se pela mão da Fundação Altice em 2013, contando hoje com mais de 40 cabines espalhadas de norte a sul e ilhas.