A primeira microbiblioteca sustentável do país foi inaugurada em Loures

Uma forma de aliar a educação e a tecnologia à cultura.

- Publicidade -

A Altice Portugal, através da Fundação Altice, e a Câmara Municipal de Loures, inauguraram, na véspera do Dia Mundial do Ambiente, a primeira microbiblioteca sustentável de Portugal.

A nova microbiblioteca, localizada em Loures, é, à semelhança das mais de 40 cabines de leitura já distribuídas um pouco por todo o país, incluindo Açores e Madeira, dinamizada pela Fundação Altice, que reaproveita cabines telefónicas e as transforma em diversos tipos de equipamento urbano, espaços criativos, vocacionados para a leitura.

Materializando um espaço de democratização do acesso à educação e à cultura, a Câmara Municipal de Loures juntou a este projeto novas funcionalidades relevantes ao nível ambiental e tecnológico, integrando nesta cabine de leitura um painel solar que assegura a energia necessária para disponibilizar, além dos livros, postos de carregamento elétrico e Wi-Fi gratuito para todos os visitantes desta microbiblioteca.

Esta é uma forma de aliar a educação e a tecnologia à cultura, através da valorização de questões de sustentabilidade ambiental, temática que a Altice Portugal tem vindo a trabalhar através de inúmeras iniciativas que materializam esta aposta.

Sob o tema Levar, doar, ler, devolver, estas antigas cabines telefónicas são hoje autênticas bibliotecas comunitárias que materializam a capacidade de transformar e reabilitar um ícone do mobiliário urbano típico do setor das telecomunicações, que teve em tempos uma importância incontornável e que, agora, neste contexto, ganha uma nova funcionalidade, ao serviço da comunidade.

A reconversão de cabines telefónicas antigas inspira-se num movimento iniciado na pequena aldeia de Westbury-sub-Mendip, no sudoeste de Inglaterra, onde os seus moradores procuraram transformar uma das cabines telefónicas classicamente encarnadas na mais pequena biblioteca do mundo.

Em Portugal, este projeto iniciou-se pela mão da Fundação Altice em 2013, contando hoje com mais de 40 cabines espalhadas de norte a sul e ilhas.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Yoyoso abre mais uma loja em Portugal, desta vez em Loures

O sucesso da Yoyoso e a iminente estratégia de expansão pelo mercado português continua a ser uma prioridade para a marca coreana.

Metro de superfície vai ligar Loures a Odivelas em 2025

As obras deverão começar em 2023. O custo? 250 milhões de euros.

Abriu uma nova loja Continente Modelo em Loures

É o quinto espaço no concelho.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

60.000 jovens vão poder fazer um Interrail gratuito já em 2022

Poderão viajar por um período máximo de 30 dias.

Chegou o trailer oficial da 3ª temporada de You

E muita coisa vai acontecer nos novos episódios. Depois das primeiras imagens e da data de estreia da terceira temporada,...

10.ª edição do Open House Lisboa leva-nos a descobrir “Os Caminhos da Água” com várias visitas gratuitas na capital e em Almada

25 e 26 de setembro são as datas do regresso do incontornável fim de semana de visitas gratuitas que desafia a percorrer e a desvendar a cidade através da arquitectura.