Série documental sobre dança contemporânea de regresso à RTP

- Publicidade - trk
- Publicidade -

A série documental Portugal que Dança regressa à RTP 2 já no próximo dia 31 de maio. Pioneira na televisão portuguesa, trata-se da primeira série de documentários sobre dança contemporânea portuguesa e dá visibilidade à mais recente geração de criadores de dança no nosso país.

De 31 de maio a 21 de junho, sempre às quintas-feiras, são exibidos quatro documentários. O primeiro é dedicado a Marlene Monteiro Freitas, uma das mais reconhecidas coreógrafas da sua geração. Marlene Monteiro Freitas vai receber o Leão de Prata da Bienal de Veneza, destinado a jovens promessas da dança ou a instituições que se distingam pelo investimento em novos talentos, no dia 28 de junho.

O episódio é um documentário “on the road”, que acompanha a construção de Bacantes – Prelúdio para uma Purga, criação de Marlene Monteiro Freitas. Filmado entre Annecy, Montpellier, Lisboa e Bruxelas, dá a conhecer o modo de trabalho e a complexidade criativa da criadora.

Assistimos à evolução da coreografia complexa e de experimentação de “Bacantes – Prelúdio para uma Purga” até à sua estreia, em Lisboa, no Teatro Nacional D. Maria II, e também à sua apresentação na abertura no Kundsten Festival des Arts, um dos principais festivais de dança a nível europeu.

Produzida pela Mares do Sul, com realização de Cristina Ferreira Gomes e autoria de Luiz Antunes, Portugal que Dança é uma série de 17 episódios que dá a conhecer o trabalho criativo e heterogéneo de 21 jovens coreógrafos portugueses, segue o seu quotidiano de construção criativa, mostrando as suas obras, as suas aspirações e o cruzamento com diferentes disciplinas artísticas.

Filmada em 13 cidades em Portugal, de Norte a Sul, Açores, e em oito cidades internacionais, de Paris a São Paulo passando por Roterdão ou Estocolmo, entre outras, Portugal que Dança é uma autêntica viagem pelo mundo da dança contemporânea portuguesa com notável projeção internacional.

Produzida para a RTP 2, a série contou com os apoios do Teatro Municipal do Porto Rivoli Campo Alegre, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação GDA.


 

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Série documental A Grande Onda da Nazaré vai ter novos episódios

O mesmo que dizer que foi renovada para uma segunda temporada.

RTP estreia documentário sobre os bastidores de Bem Bom

A realizadora Patrícia Sequeira e as quatro protagonistas, Bárbara Branco, Carolina Carvalho, Ana Marta Ferreira e Lia Carvalho, falam da experiência vivida ao longo de toda a produção.
- Publicidade -
- Publicidade - trk
- Publicidade -

Mais Recentes

Santa Catarina Sushi Bar. O novo restaurante do Chiado tem tudo para conquistar

Além de sushi, há ainda tacos e ceviche, num restaurante super agradável e que vai ao encontro daquilo que os clientes procuram.

Já podem ter uma party night no Mex Factory

O que significa já podem jantar naquele espaço inserido no icónico LX Factory.

Faro e Oeiras avançam com primeiros contratos PRR para 163 casas

Em Faro, o investimento estimado é de 8,2 milhões de euros, ao passo que, em Oeiras, o investimento é de 19,4 milhões de euros.