Já os jovens terão de aguardar por setembro, período de regresso às aulas.
A decisão foi oficializada em abril. Na altura, Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, anunciava transportes públicos grátis para jovens entre os 13 e os 18 anos, estudantes do ensino superior até aos 23 anos (incluindo a exceção dos inscritos nos cursos de medicina e arquitetura até aos 24 anos) e maiores de 65 anos. O requisito comum para todos? Residência fiscal em Lisboa.
“Um dia histórico para a nossa cidade”, afirmou Carlos Moedas em abril, considerando ser não só uma “medida de combate às mudanças climáticas”, mas também “muito importante para os lisboetas que estão a sofrer depois de uma pandemia e agora uma guerra na Europa”.
Há uns dias, ficámos também a saber que, primeiramente, seriam os idosos a usufruir desta gratuitidade, que começou precisamente hoje, dia 25 de julho. A partir de agora, os seniores residentes em Lisboa já têm transportes públicos gratuitos na Carris, Metropolitano de Lisboa, CP e Fertagus.
Já os jovens terão de aguardar por setembro, período de regresso às aulas. Em todo o caso, estes podem aderir a partir do dia 16 de agosto, mas apenas poderão carregar o título a partir do dia 26 de agosto, para utilização no mês de setembro.
Convém salientar que os jovens poderão efetuar a adesão anualmente entre 1 de setembro e 15 de novembro. Para aqueles que completarem 13 ou 19 anos no decurso do ano escolar, poderão fazer adesão fora do período mencionado. E sim, para manter a gratuitidade é necessário renovar anualmente a sua atribuição.
É preciso também dizer que o título tem de ser carregado mensalmente. No caso dos jovens, o título deve ser carregado mensalmente, tal como o título navegante Lisboa, válido do primeiro ao último dia de cada mês. Para os maiores de 65 anos, como é válido por 30 dias consecutivos, para manter em permanência a gratuitidade, o carregamento deve ser feito antes do final do prazo de validade do título anteriormente carregado.
A gratuitidade não é atribuída aos menores de 13 anos porque já existe um título gratuito de abrangência metropolitana para os menores de 13 anos, o navegante 12.