Seniores residentes em Lisboa já têm transportes públicos gratuitos

- Publicidade -

Já os jovens terão de aguardar por setembro, período de regresso às aulas.

A decisão foi oficializada em abril. Na altura, Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, anunciava transportes públicos grátis para jovens entre os 13 e os 18 anos, estudantes do ensino superior até aos 23 anos (incluindo a exceção dos inscritos nos cursos de medicina e arquitetura até aos 24 anos) e maiores de 65 anos. O requisito comum para todos? Residência fiscal em Lisboa.

“Um dia histórico para a nossa cidade”, afirmou Carlos Moedas em abril, considerando ser não só uma “medida de combate às mudanças climáticas”, mas também “muito importante para os lisboetas que estão a sofrer depois de uma pandemia e agora uma guerra na Europa”.

Há uns dias, ficámos também a saber que, primeiramente, seriam os idosos a usufruir desta gratuitidade, que começou precisamente hoje, dia 25 de julho. A partir de agora, os seniores residentes em Lisboa já têm transportes públicos gratuitos na Carris, Metropolitano de Lisboa, CP e Fertagus.

Já os jovens terão de aguardar por setembro, período de regresso às aulas. Em todo o caso, estes podem aderir a partir do dia 16 de agosto, mas apenas poderão carregar o título a partir do dia 26 de agosto, para utilização no mês de setembro.

Convém salientar que os jovens poderão efetuar a adesão anualmente entre 1 de setembro e 15 de novembro. Para aqueles que completarem 13 ou 19 anos no decurso do ano escolar, poderão fazer adesão fora do período mencionado. E sim, para manter a gratuitidade é necessário renovar anualmente a sua atribuição.

É preciso também dizer que o título tem de ser carregado mensalmente. No caso dos jovens, o título deve ser carregado mensalmente, tal como o título navegante Lisboa, válido do primeiro ao último dia de cada mês. Para os maiores de 65 anos, como é válido por 30 dias consecutivos, para manter em permanência a gratuitidade, o carregamento deve ser feito antes do final do prazo de validade do título anteriormente carregado.

A gratuitidade não é atribuída aos menores de 13 anos porque já existe um título gratuito de abrangência metropolitana para os menores de 13 anos, o navegante 12.

- Publicidade -
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Primera loja LEGO em Portugal já abriu

A primeira loja LEGO certificado em Portugal surge graças a uma parceria entre o Grupo LEGO e o Grupo Percassi.

Substituição de uma das principais condutas no abastecimento de água a Lisboa vai criar constrangimentos no trânsito

Reabilitação da Conduta Telheiras – Calçada de Carriche condiciona trânsito no sentido Odivelas-Lisboa já este mês.

Lisboa: a cidade mais feliz

O Top 5 do iVisa's Happiest Cities Index 2022 deixa Lisboa à frente de cidades como Barcelona, em Espanha, Atenas, na Grécia, Roma, em Itália, e Sidney, na Austrália.

Infraestruturas de Portugal tem duas hipóteses para reduzir tempo de viagens entre Lisboa e Faro

Ou se melhora a atual linha do sul ou, então, se procede à construção de uma nova linha de alta velocidade.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

4ª temporada de You ganha data de estreia e é dividida em duas partes

Não foi especificada a quantidade de episódios de cada parte.

Vila Galé em Tomar deverá estar pronto até novembro de 2023

E será uma unidade hoteleira de cinco estrelas.